Chuva No Deserto

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como nós podemos sentir a doação ao sentir prazer em receber, ao mesmo tempo?

Resposta: Quanto mais a pessoa avança, maiores são os prazeres que ela sente em seu desejo de receber. O desejo cresce e o prazer cresce. Você ainda não sabe quantos desejos por prazeres estão escondidos em você.

Isso começa e nunca termina. Cada vez a pessoa pensa que nunca vai voltar ao que era antes, mas, no momento seguinte, ela cai novamente sob o domínio do novo desejo que se revela, o novo Reshimo (reminiscência), e é como se tudo começasse de novo. Isso acontece num nível superior, é claro, mas parece que as coisas se repetem.

Quanto maior o nível, maior o mal que é revelado. Tudo começa a partir da linha esquerda, a partir do ego crescente, uma vez que temos que subir até o topo da montanha, até o topo dos nossos transitórios pensamentos, desejos, separação, ódio e cobiça.

É tolice pensar que uma pessoa tem que fazer isso por si mesma. Nós realmente desperdiçamos nossas forças neste erro, em vez de aspirar à conexão.

O problema é que a pessoa luta como Don Quixote contra os moinhos de vento e não contra o inimigo real. Ela está armada com uma espada de brinquedo e um escudo próprio e não com uma espada de verdade e um escudo que recebeu de seu pai, da Luz Superior, e perdeu-os por causa de seu descuido. Afinal de contas, ela pensa que vai atingir tudo por si mesma, com seus próprios poderes e sua mente.

Este é o seu erro, porque este trabalho, na verdade, não é difícil; ele pode se tornar bastante agradável, fascinante e agradável. A pessoa se torna um artesão que ama seu trabalho, gere-o, e imagina corretamente como iniciá-lo e quem são seus parceiros: os amigos, o professor, o Criador. A principal coisa é esclarecer a abordagem certa, e esta é a parte mais difícil.

As crianças se desenvolvem naturalmente: a natureza invoca neles um desejo, uma aspiração, e habilidades. Nós, por outro lado, temos que organizar tudo por nós mesmos. Este é o único livre arbítrio que temos: organizar um lugar para o nosso desenvolvimento e concentrar todas as condições nele, a fim de criar um ambiente que estimule o nosso desenvolvimento.

Mas, em vez disso, a pessoa gasta muita energia nos lugares errados, como chuva no deserto. É como se ela fizesse grandes esforços, mas, na verdade, os desperdiça em ações ociosas e inúteis.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 07/07/14