Ciência Emocional

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é a diferença entre cuidar e servir? Você diz que é preciso atrair os estados futuros. Isso é confuso, porque eles realmente não existem dentro da nossa sensação.

Resposta: Certamente. Portanto, isso não é compreensível. Nós entendemos apenas o que nos é dado na sensação. A matéria do mundo, da criação, é o desejo. Assim, os sentimentos são primários. Em primeiro lugar, nós sentimos, e depois começamos a entender o que estamos sentindo, as razões, todos os tipos de conexões e tudo o que está acontecendo dentro do próprio desejo. Nós entendemos como ele é reforçado e como é possível recuperá-lo, e assim por diante.

É muito importante entender que a principal coisa é o desejo, ou seja, o sentimento.

O que aborda a diferença entre cuidado e serviço? Bem, “serviço” ou “uso”, estas palavras não são boas, porque indicam que devemos fazer algo sem entendermos. Isto é o que foi ensinado, ordenado e forçado sobre nós. Eu não estou dizendo que isso é ruim. Por exemplo, servir uma nação é outra coisa. No entanto, isso é algo que não pode estar no caminho espiritual.

No caminho espiritual, é necessário alcançar tudo emocionalmente dentro de nós mesmos e, depois disso, explorar as nossas emoções. Em que nível de desejos se encontra Shoresh (raiz), Aleph (primeira), Bet (segundo), Gimel (terceiro) e Dalet (quatro)? Que Luz é estendida a estes desejos de acordo com a nossa intenção? O grau de intenção –Shoresh, Aleph, Bet, Guimel, Dalet– determina a quantidade de Luz que é revelada, em outras palavras, a intensidade, a força do sentimento do Criador, que é descoberta nesse desejo.

Todos nós temos que começar a sentir de certa forma que quando lemos um livro, nós experimentemos e avaliamos nossos sentimentos ao mesmo tempo. O livro deve ser o nosso guia espiritual e emocional, no sentido pleno da palavra, para que possamos rir e chorar quando lemos, pois isso se refere a que atividades eu devo realizar dentro de mim a cada momento.

A sabedoria da Cabalá é uma ciência muito emocional, mas apenas para aquele que já consegue sentir estas emoções em si mesmo, e, se não, ela parecerá árida para ele.

Da Convenção de Sochi09/06/14, Lição 1

Comente