Uma Intenção Oculta

O Livro do Zohar, “Vayikra, “Item 411: A raiz de todos os pecados é o aumento da esquerda sobre a direita. Cada pessoa tem uma raiz Acima, e uma pessoa que peca aumenta a esquerda e separa-a da direita e cria uma disputa entre a direita e a esquerda, exatamente como a disputa entre elas, antes da linha do meio incluí-las.

Todas as nossas ações neste mundo são caracterizadas por nada, exceto as intenções. Se, por exemplo, eu matar um homem, tudo depende de quem eu mato. Se eu matar um animal, o ponto principal é por que eu o fiz: talvez eu mate apenas para me divertir e, talvez, eu queira dar um presente a alguém.

Isso significa que todas as nossas ações são caracterizadas pelas intenções, porque a mesma ação pode levar a um resultado terrível e pode levar a um bom resultado, mas as nossas intenções são ocultadas. Então, a sabedoria da Cabalá é chamada de sabedoria oculta. Ela nos ensina como controlar as nossas intenções ocultas, secretas e verdadeiras, que estão por trás de nossas decisões e as de nossas idéias.

Quando começamos a nos examinar a sério, chegamos à conclusão de que somos egoístas totais que parecemos agir para o nosso próprio bem, mas que na verdade, só nos causamos danos. Como podemos mudar a nós mesmos para que possamos realmente nos fazer bem? Este é um problema.

Todo o nosso trabalho é interno e por isso é chamado o estudo oculto. O outro olho não vê como a pessoa trabalha em si mesma, quem ela é e o que ela é, uma vez que as grandes mudanças são internas e não externas.

Quando uma pessoa começa o seu trabalho espiritual, ela se retira para si mesma e se torna mais simples, mas ao mesmo tempo, ela parece um pouco estranha para os outros, porque valores totalmente diferentes, que não são aceitos na sociedade, gradualmente, desenvolvem nela, o que pode parecer estranho para aqueles que a rodeiam. Mas, no geral são fenômenos triviais.

[132261]

Da KabTV “Segredos do Livro Eterno” 21/10/13