Um Fornecedor Do Poder Da Conexão

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é significa a conexão entre nós?

Resposta: Imagine que uma vez nós estávamos conectados como uma família e depois fomos separados. Certa força dispersou todos os membros da família em diferentes direções. O pai foi numa direção e mãe em outra, os filhos foram colocados numa casa onde ninguém se preocupa com elas, e os avós foram enviados para uma casa de repouso. Antes havia uma família e agora já não há ninguém: todos brigaram e se dispersaram e só sentem ódio e repulsa uns pelos outros e se recusam a reconhecer um ao outro. Ninguém se preocupa com as lembranças amorosas do passado e ninguém quer se unir de novo.

Ainda assim, surge a oportunidade de conhecer e sentir o calor e a segurança de uma família, mas isso não os atrai. Então o que podemos fazer? O pai não quer voltar para a mãe e a mãe não quer voltar para ele; os filhos cresceram e estão distantes dos pais depois de todos estes anos, e os avós estão muito velhos.

Parece que há uma grande família, mas todo mundo está separado do resto. Eles se lembram de que uma vez eram uma família unida, mas isso foi há muito tempo. O que eles podem fazer? Como é possível conectá-los a fim de vê-los todos como uma família unida e feliz onde podem se sentar juntos e desfrutar de um bom ambiente acolhedor? Como eles podem ser conectados?

Pergunta: Será que eles podem ser reunidos num só lugar de modo que começarão a se comunicar?

Resposta: Mas eles não querem se encontrar! E mesmo que eles se sentem juntos, não olham um para o outro. Eles não percebem que todos os problemas que têm separadamente resultam da falta de conexão entre eles. E você não pode convencê-los.

Se houvesse um ganho material óbvio, por exemplo, suponha que todo mundo tem que pagar impostos e se eles se unissem se beneficiariam muito e só teriam que pagar por uma família, então obviamente valeria a pena. Mas se não há nenhum benefício real que possa ser imediatamente refletido em seu bolso ou em sua saúde, isso é um problema.

É difícil conectar as pessoas mesmo egoisticamente. Nós as convencemos que podemos evitar guerras, alcançar a paz e sucesso social, mas as pessoas ainda não nos escutam e não desejam se conectar. Aparentemente, sua concordância depende de receber golpes ou da nossa disseminação, é um ou outro. Existem apenas duas opções: golpes ou disseminação.

Todo mundo é um egoísta, e tudo depende de sua habilidade de convencê-lo que vale a pena se conectar. Todo mundo carece de algo e se ele não concorda com você, significa que você falhou em chegar à deficiência dele e convencê-lo que ele realmente anseia por conexão. Nós devemos saber exatamente o que o povo quer e começar a falar com eles através desta deficiência imediata, como bons vendedores.

Pergunta: Mas o que eu devo fazer se não sei como convencer as pessoas?

Resposta: Você não deveria se preocupar. Se você tem uma forte conexão com os amigos, quando você chegar e abrir sua boca todos imediatamente entenderão que você tem razão, antes mesmo de você começar a falar. Você será o fornecedor do poder da conexão.

Se não existir tal conexão, você tem que sair para disseminar, ver sua falta de sucesso e, então, voltar para os amigos e tentar se conectar com eles, para que a força superior seja revelada entre vocês. A força superior é transmitida ao público através de sua conexão com os amigos. Isso significa que o Criador vai lutar por você e não é você quem luta. Você só tem que levantar as mãos, como Moisés e ver como você facilmente abate Amaleque. Isso não é um problema; você só tem que transmitir a força superior através de você. Não é pela minha força e poder que a guerra é ganha, é o Criador, a Luz, quem o faz.

Você pode fazer algo com os vasos (os desejos), especialmente quando está neles? Você não é a força superior, a força que é externa a eles. Só a Luz pode fazer isso e você só tem que atrair a Luz que Reforma e concentrá-la no lugar onde sente a falta de correção.

Pergunta: O que significa concentrar a Luz quando estamos na lição, separados uns dos outros?

Resposta: Ore por todos nós, para que o Criador influencie a conexão entre nós e nos conecte. Isso é tudo que precisamos. Quanto mais próximos estamos, essa proximidade é chamada de mundos: Assiya, Yetzira, Beria, Atzilut, até podermos nos fundir no que é chamado de mundo do Infinito. Então, todas as barreiras desaparecem.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/04/14, O Zohar