O Meio Shekel Que Falta

Dr. Michael LaitmanPergunta: Eu estou pronto para realizar os conselhos do professor se for uma tarefa específica e se for claro o que deve ser feito. Mas como eu posso realizar o conselho de descobrir mundos espirituais numa conexão com os amigos? Isto não está realmente claro.

Resposta: Se eu estou num grupo e não tenho nenhum sentimento sobre ele, isso significa que estou desconectado do mundo espiritual. O mundo espiritual é um lugar, o  desejo de doar. O desejo de receber é o mundo físico.

O mundo espiritual é o lugar entre nós, o desejo comum que construímos juntos e onde nos conectamos. No centro dos desejos conectados, nós descobrimos Nefesh, Ruach, Neshamah, Haya e Yechida, que são chamados de Criador, Keter que é descoberta como resultado do nosso esforço.

Isto é o que o nosso professor, o guia espiritual, nos ensina, e cabe a nós a perceber isso. Como exatamente nós fazemos isto está escrito nos livros. Se nós esclarecemos que não estamos prontos para perceber isso, então gritamos, oramos e pedimos. Além disso, há outra possibilidade, que é sair e disseminar. Assim, nós sentimos que temos que nos voltar ao grupo e receber o poder do centro do grupo para continuar com a disseminação.

E com a disseminação, nós voltamos ao centro do grupo para poder dar satisfação às pessoas apenas através disso. Quando trabalhamos mutuamente, nós estamos constantemente passando por mudanças e fases em nossas deficiências.

Comentário: Eu entendo como realizar ações físicas: sair para disseminar, sentar numa lição. Mas não sei como nós alcançamos uma conexão com os amigos e como descobrimos o mundo espiritual entre nós.

Resposta: Para se conectar com os amigos e descobrir o mundo superior dentro da conexão, você só precisa investir “meio shekel”, fazer apenas metade do trabalho. Você só precisa desenvolver a deficiência, e mesmo isso vem da Luz que Corrige. A satisfação também vem dessa Luz.

Mas algum tipo de ação é necessário de sua parte para se conectar com todos, na forma de um jogo, na medida em que você está pronto para fazê-lo. Saia para disseminar ao público em geral e faça algo em benefício do Criador. Se for bom para Ele, você deve pelo menos fazer a metade ou um quarto da ação e “o Criador vai terminá-la para você”.

Não pense no resultado, pois é claro que você não é capaz de fazer qualquer coisa espiritual. A Luz faz isso. Mas o esforço é exigido do seu lado, nem mesmo em relação à Luz, mas em relação ao Kli coletivo. A partir disso, uma oração pela Luz será produzida.

Não há outra possibilidade além da disseminação, ou seja, além da conexão dentro do grupo e os esforços externos. Quando saímos para disseminar, saímos para conectar. Baal HaSulam escreve que “o mais importante é a união dos amigos, porque isso compensa todas as deficiências”, incluindo as deficiências físicas. Tudo vai melhorar se houver união entre nós, porque a Luz superior age e preenche todas as deficiências. Portanto, nós saímos para conectar a nós o máximo de deficiências externas possíveis.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 26/03/14