O Êxodo Do Egito No Século XXI

Dr. LaitmanPergunta: Em que forma externa é preciso hoje descobrir a “saída do Egito”?

Resposta: Êxodo significa alcançar uma nova consciência, conhecimento, pensamento ou desejo. Uma pessoa se eleva internamente. Isso é chamado de redenção. Ela começa a ver que o mundo inteiro está conectado. Trata-se de uma preparação para a redenção, e hoje a humanidade já está começando a se tornar ciente disso.

Todos nós estamos conectados, quer queiramos ou não. É completamente oposto ao nosso desejo. Por um lado, a maioria dos cientistas, políticos e economistas falam sobre o mundo sendo um sistema conectado. Eles simplesmente veem que esta é a forma como ele é, mas não sabem o que fazer com ele. Como nós vamos cortar essas conexões que não queremos?

Este fato está sendo descoberto cada vez mais e nós vemos que esta conexão trabalha contra nós. Nós queremos quebrar essas conexões, mas isso não vai nos ajudar. É assim que descobrimos o domínio do Faraó, e assim nenhuma escolha será deixada para nós, exceto concordar que a nossa conexão vem da natureza.

Pela primeira vez na história, a humanidade está começando a ter consciência de que é gerenciada pela natureza e se encontra dentro dela e não acima dela. A pessoa vai entender que a natureza a ativa e gerencia, e não que ela gerencia a natureza. Esta é uma mudança no paradigma, na ideologia geral que existe na humanidade.

Pela primeira vez na história, nós precisamos baixar a cabeça e reconhecer que somos como toda a natureza inanimada, vegetal e animal. Nós também somos animais ativados pela natureza, e  temos que fazer alguma coisa com nós mesmos: mudar a nós mesmos.

A humanidade ainda terá que chegar a uma consciência e concordância de que é preciso mudar a nossa natureza que foi intencionalmente criada contra a natureza integral coletiva. A conquista e o reconhecimento do nosso verdadeiro estado serão chamados de “anos do exílio do Egito”.

No início, parece que é bom estar no exílio, totalmente tolerável, e no final, torna-se claro que é muito ruim e que devemos mudar. Então, nós precisamos trabalhar nesta mudança, e nós vemos o quanto ela é impossível e inatingível. Então, o Faraó será revelado a nós como o poder do mal. Vamos querer fugir dele, mas não estaremos prontos. Este é um longo caminho a percorrer.

Eu acho que nós, aqueles que são atraídos à correção, vamos passar por este processo como os nossos antepassados, e todo o resto da humanidade vai passar por isso por meio da integração mútua e apoiando o nosso trabalho. Eles não vão precisar passar por todas estas etapas, pois não pertencem a Israel, mas ao desejo de receber, que é chamado de “nações do mundo”. Por isso, eles não precisam realizar grandes correções. Eles vão receber tudo se juntando a nós.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 27/03/14, Escritos do Baal HaSulam