Nós E Cordas De Uma Rede Integral

Dr. Michael LaitmanPergunta: Que esforços a pessoa deve fazer para alcançar a ação espiritual?

Resposta: Os esforços devem ser aplicados somente na conexão com o grupo. Esta é a única coisa que está faltando. Nós somos o resultado da quebra; nós somos seus cacos. Portanto, todas as nossas atividades são dirigidas somente para a conexão entre nós.

Não há nada em qualquer um de nós para corrigir! Este é um erro amargo que constantemente mergulhamos e nos culpamos. Esta é uma Klipa que suga todos os poderes de uma pessoa. Eu não tenho nada para corrigir em mim, só a conexão entre nós precisa ser corrigida.

Este é um erro difícil e fatal; se tivéssemos que nos abster dele, atingiríamos a correção muito rapidamente. O problema todo é que não prestamos atenção ao lugar onde realmente devemos corrigir o vaso para alcançar a Divindade.

Nós só precisamos corrigir nossa conexão. Não precisamos olhar para nós mesmos e os outros: eu posso ser bom, posso ser mau com características horrendas, mas isso não é de todo relevante para a correção. A correção é somente para a conexão entre nós.

É como uma rede de vôlei, onde o principal são as cordas e não os nós. Todos os nós são pessoas egoístas e individuais. Elas apareceram em nosso mundo até a nossa época e estão no controle pela força. Mas hoje elas já não podem dominar, porque todo o nosso poder passou para as cordas. Uma abordagem completamente diferente começou.

Portanto, não há nada a corrigir na pessoa em si, apenas sua atitude para com o grupo. Somente lá está a sua liberdade de escolha e a garantia realizada. Deslocar a ênfase da correção pessoal para a correção geral é chamado de passagem da ética, da moral, para a sabedoria da conexão, à sabedoria da Cabalá.

É muito importante entender esta abordagem porque nós ainda agimos de forma individualista e olhamos apenas para nós mesmos. Mas isso não está associado com a descoberta do mal ou a sua correcção. Por isso se diz que a opinião da Torá é oposta à opinião das massas, ou seja, até mesmo aqueles que querem se corrigir.

Isto define a nossa abordagem para tudo na vida: educação, cultura e política, o que é radicalmente diferente do habitual. Esta é uma atitude completamente oposta, porque não atribui qualquer importância ao que todo mundo presta atenção. Que sentido tem em se envolver com as coisas, se isso não ajuda?

O mundo inteiro está em crise porque eles estão prestando atenção na pessoa em vez de prestar atenção e corrigir a conexão entre as pessoas. Portanto, todos os governantes estão perdendo seu poder e capacidade de controlar qualquer coisa na medida em que o mundo se torna cada vez mais conectado.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 27/03/14