Na Natureza E Na Cidade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Meu filho é influenciado pelo ambiente: colegas, o exterior, amigos, facebook, etc., influenciam meu filho. E eu não tenho como protegê-lo da influência negativa desses ambientes.

Resta apenas uma saída: a organização de um grupo de referência. Este é um grupo de crianças, cuja opinião é importante para o meu filho, e elas podem dirigi-lo de volta aos trilhos. Quantas pessoas devem estar neste grupo?

Resposta: De preferência 10 a 15 crianças, caso contrário, o grupo não é sentido. Um grupo é o que me rodeia, e o ambiente é algo maior do que a quantidade que eu posso contar com meus dedos. Ou seja, é algo mais poderoso.

Normalmente, nós nos encontramos num grupo de dez pessoas, e num grupo de cinco pessoas nós nos sentimos mais confortáveis, é agradável não só para falar uns com os outros, mas também para apenas se sentar calmamente. Mas esse grupo é bom quando há certa atmosfera íntima e fechada, como num pub em torno de uma mesa separada ou num grande coletivo dividido em muitos grupos.

Se vamos levar as crianças para fora na natureza, é melhor num grupo grande, de modo que uma atmosfera de entorno seja sentida. Caso contrário, a criança vai se sentir solitária, porque se acostumou a estar incluída numa cidade grande, e não é assim na natureza.

Portanto, para preencher algumas imperfeições, a falta da sensação de segurança que elas têm numa cidade (as pessoas, as casas, os adultos, polícia, etc.), deve haver uma companhia com mais pessoas.

Uma criança moderna é bastante distante da natureza e para que ela se sinta confortável fora da cidade ela precisa de um entorno que organize algum tipo de vida: acampamento com fogueira, comida, música, alguém pescando, recolhendo lenha, etc.

Além disso, como a massa do coletivo é maior (até certo limite), mais forte internamente, psicologicamente e inconscientemente ela influencia cada um. Portanto, é preferível que não menos que dez a vinte pessoas realizem uma excursão para fora da cidade.

Um grupo que funciona internamente com êxito pode incluir centenas de pessoas. Por exemplo, quando o nosso grupo central sai para a natureza, várias centenas de pessoas se reúnem, incluindo adultos e crianças. Junto com isso, nenhuma pressão externa é sentida, pelo contrário, a clara cooperação mútua e a sensação de segurança e conforto são sentidas, precisamente graças à quantidade de pessoas.

De Kab TV “Conversas com Michael Laitman” 12/12/13