A Fonte De Tradições

Dr. Michael LaitmanComentário: Um principiante que vem para a refeição de Pessach vê muitos costumes religiosos e não entende o que está acontecendo.

Resposta: Não se trata de costumes religiosos. Todos os costumes da nação israelense derivam da sabedoria da Cabalá, e são transcendentais e ilógico. Tudo isto não existe na natureza e por isso não precisamos segui-los cegamente.

Os 18 minutos durante os quais os Matzot (plural de Matza) são assados, por exemplo, são feitos de nove Sefirot da Luz Direta e nove Sefirot da Luz de Retorno. Se não conseguirmos cozer a Matzá durante este tempo, um processo de fermentação começa, o que significa que o desejo egoísta começará a inchar e crescer. Portanto, nós não comemos pão fermentado durante Pesach, já que o desejo fermentado não pode receber a Luz de Hochma (sabedoria).

O que significa escapar do Egito? É uma transição muito rápida quando a pessoa sai do egoísmo e entra no altruísmo, fora do nosso mundo e para o sentimento do mundo superior, a sensação do Criador.

Aqui, como no momento do nascimento, você não pode parar, pois você deixará de ser nutrido pelo sistema anterior que lhe fornecia oxigênio e outros nutrientes. Ele operava sobre você através do cordão umbilical e seu corpo funcionava.

Agora, um sistema totalmente diferente opera sobre você, na medida em que seus pulmões começam a receber oxigênio através do ar e começa a respirar de forma independente e a funcionar; sua temperatura muda e sistemas totalmente novos começam a operar, um mundo diferente e sentidos diferentes. Tudo isso acontece ao mesmo tempo.

Todos os costumes judaicos derivam do mundo espiritual e não têm nenhuma base ou justificação corpórea. Eles gradualmente se tornaram costumes de outras religiões, na medida em que cada religião os recebeu a sua própria maneira e mudou-os para adaptá-los.

Para os árabes, uma oferenda é matar um cordeiro. A palavra “sacrifício” deriva da palavra hebraica “próximo”. Os costumes externos de diferentes povos não são muito diferentes, mas todos derivam de costumes espirituais antigos.

Da Lição Diária de Cabalá 17/04/14, Perguntas e Respostas com Dr. Laitman

Comente