A Contradição Entre Fé E Realização

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Shamati 179, “Três Linhas”: A primeira linha é considerada direita, com respeito a Vak sem Rosh (cabeça), considerada “fé”. A segunda linha é considerada esquerda, realização. Elas estão em disputa, já que a fé contradiz a realização e a realização contradiz a fé.

Depois há o discernimento da linha do meio, considerada Vak de Gar, ou Hochma e Hassadim, ou as linhas direita e esquerda integradas uma na outra. Isso significa que ele recebe a realização na medida em que tem fé.

Pergunta: Por que a fé contradiz a realização, e a realização contradiz a fé?

Resposta: Fé e realização não podem ser integradas. Fé é chamada de doação. Se eu estou na linha direita, ela me impede de receber ao mesmo tempo. Se eu tenho a intenção de receber na linha esquerda, ela não me permite doar.

Não posso fazer as duas coisas ao mesmo tempo. É como você entrar na sua casa e roubar de si mesmo e ao mesmo tempo se dar um presente. É impossível! A revelação do Criador é o oposto da doação ao Criador. Revelação significa que eu O estou usando, desfrutando Dele, preenchendo meus vasos.

É possível nessa ação doar ao Criador? Só é possível se eu corrigir minhas intenções e receber porque Ele quer e Ele desfruta da minha recepção. Se eu realmente me corrijo dessa forma, para que a minha recepção seja só para deleitá-Lo, isso é chamado de receber a fim de doar.

Mas para chegar a este estado, eu tenho que me preparar de modo que eu realmente receba acima do meu desejo de receber e que a minha intenção seja constantemente a fim de doar, para que eu não seja tentado a receber para mim mesmo, mas para que realmente seja uma ação a fim de doar que me levará à adesão com o Criador.

Eu tenho que calcular precisamente o limite que posso receber. Existem muitos níveis na construção do vaso da linha média: Ibur (concepção), Yenika (sucção) e Mochin (mente).

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 31/03/2014, Shamati 179