O Livro Do Zohar É Um Portador De Informações Espirituais

Dr. Michael LaitmanPergunta: Ao ler O Livro do Zohar, nós olhamos para as letras hebraicas sobre um fundo branco e sentimos o seu poder. Se O Zohar fosse traduzido para outras línguas, esse poder seria mantido?

Resposta: As letras do Livro do Zohar não são sagradas, ou seja, não carregam uma energia espiritual particular. Uma pessoa recebe a energia espiritual porque através destes símbolos (pois estas não são letras, mas símbolos) ela está conectada à sua fonte espiritual, à sua essência.

Portanto, não importa em que língua está escrito o livro e de que forma a pessoa vai entendê-lo. O principal é que ela vai compreendê-lo como um portador de informações espirituais e vai entender que precisa se sintonizar corretamente a ele.

Uma vez eu estava muito interessado no assunto e falei muito sobre isso com o Rabash. Eu me lembro que fiquei muito surpreso quando ele disse: “Que diferença isso faz? Este livro também pode ser escrito em inglês. Apenas que a chave para a conexão entre minha alma e a alma coletiva (Malchut de Ein Sof) é transmitida para nós não através da língua inglesa, mas através do aramaico e hebraico”.

Estas duas línguas eram usadas na antiga Babilônia desde os dias de Adão. Também elas eram como um par, como diretas e indiretas. Na verdade, elas são muito próximas e são capazes de expressar as características espirituais, porque os Cabalistas transmitiram todas as informações espirituais para nós através do arranjo das letras e das palavras. O Livro de Zohar trabalha bastante com isso. O problema todo está em transmitir a informação.

Pois se não estivéssemos na ocultação do Criador, não teríamos qualquer necessidade de letras. Eu sentiria o que ele sente. E não haveria qualquer necessidade de letras, palavras, sons, combinações de cores, nada, porque isso seria sentido diretamente no meu coração. Preste atenção como muitas vezes é difícil transmitir o que sentimos mesmo em nossa língua nativa. Isto é porque todas as palavras são apenas um meio de transmissão externa.

De uma Lição em Russo, 07/02/14