O Efeito Borboleta

Dr. Michael LaitmanOpinião (S. Islamov, Ph.D.): “Todos sabem o que é o ciclo da água: a água evapora da superfície da terra e dos mares e sobe para a atmosfera inferior, onde se acumula em nuvens e, ao atingir uma determinada concentração de vapor de água nas nuvens, as gotas começam a se formar e a se mesclar, e a umidade cai na forma de chuva ou neve de volta à Terra.

“No início do século passado, a humanidade traz mais distúrbios no trabalho deste mecanismo, e que o problema não está no dióxido de carbono, que é considerado o produtor do efeito estufa, mas na água. Houve um rápido aumento na combustão de gás natural, e por ao queima-lo, nós tomamos oxigénio da atmosfera e damos dióxido de carbono e água. Dois bilhões de toneladas de água são jogados na atmosfera anualmente.

“Consequentemente, o sistema do ciclo da água responde até a um impacto relativamente pequeno – isso é chamado de “efeito borboleta”.

Meu Comentário: Portanto, as inundações na Europa só se tornarão mais frequentes, enquanto a humanidade não for capaz de reduzir o consumo de energia e, consequentemente, o volume de queima de combustíveis fósseis. Portanto, o processo de mudança climática extrema continuará até que estejamos sob a influência da educação integral e reduzamos o nosso consumo a um nível razoável.