Gratidão Aos Professores Que Nos Salvam De Uma Vida Infernal

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot“, seção 8: Portanto, venha e veja quão gratos deveríamos ser aos nossos professores, que nos dão suas Luzes sagradas e dedicam suas almas para fazer o bem às nossas almas. Eles ficam no meio entre o caminho dos duros tormentos e o caminho do arrependimento.

Eles nos salvam do mundo subterrâneo, que é mais difícil do que a morte, e nos acostumam a alcançar os prazeres celestiais, a sublime gentileza e a simpatia que é a nossa parte, prontos e esperando por nós desde o início, como já dissemos acima. Cada um deles opera em sua geração, de acordo com o poder da Luz de sua Torá e santidade.

É difícil descrever como seria se os Cabalistas não tivessem preparado e nos dado a sabedoria da Cabalá com todos os preparativos e correções que eles fizeram no sistema superior, cuja essência nós sequer saberíamos se eles não tivessem escrito todos os livros para nós. É como um bebê nascido no mundo de hoje em um hospital com todos os mais modernos equipamentos médicos.

Uma infinidade de instrumentos monitoram sua saúde e a saúde de sua mãe, portanto o processo de nascimento é muito mais fácil do que era há cem anos. Que maravilhosa comida e tratamento foram criados para ele, tudo é possível. E depois disso, ele vai para o jardim de infância, escola primária e universidade, e é educado. O mundo se deu ao trabalho por milhares de anos em dar a uma pessoa nascida hoje tudo do melhor para o seu desenvolvimento.

Mas a criança que nasce não entende e não está ciente disto. Da mesma forma nós parecemos aos Cabalistas que prepararam a correção dos sistemas dos mundos e que através da sua correção elevaram Luzes nele de baixo para acima para o mais alto nível. É como um bebê recém-nascido obtém todos os serviços num mundo seguro que está pronto para aceitá-lo e lhe dar o melhor de tudo.

Está ainda para ser revelado para nós que grandes e poderosos sistemas os Cabalistas prepararam para nos ajudar a nascer no mundo espiritual. Eles também escreveram livros para nós, através dos quais podemos estudar e nos despertar. Tudo foi feito graças a estes grandes Tzadikim (justos). Sem eles não seríamos capazes de sair para o mundo espiritual.

Adam HaRishon e Abraão poderiam eles mesmos fazer isto, visto que eram almas muito refinadas. Portanto, eles poderiam descobrir o Criador sem um trabalho preliminar no grupo e sofrimento, mas somente graças às almas refinadas que trabalhavam dentro deles. Mas em nosso estado, com o nosso ego denso, ao final de seis mil anos, nós não podemos nos aproximar espiritualidade sem a ajuda deles.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 14/03/2014, Escritos do Baal HaSulam