Fazer Um Ser Humano Fora De Mim

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo” (Vayakhel), 36:4-36:6: E vieram todos os sábios que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia. E falaram a Moisés, dizendo: “O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse”. Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: “Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais”.

Pergunta: O que devemos fazer com o fato de que as pessoas dão ao Criador mais contribuições do que o necessário?

Resposta: Trata-se da nossa percepção de que há um limite para a auto-restrição em cada nível.

Nós começamos gradualmente a criar um vaso geral (Kli), um desejo geral que visa à doação, ao amor mútuo e à incorporação no outro. Aqui, nós devemos saber como trabalhar com nossas incorporações mútuas, já que há estados pequenos, médios e grandes de cada alma e de todas juntas. A correção e a reunião das partes corrigidas são graduais, e todas as partes não estão misturadas, apenas em certa medida.

Todo o trabalho é realizado acima da Masach (tela), o que significa que a pessoa deve se limitar na doação espiritual, apesar das grandes pressões e anseios. Essa é a parte interessante.

Pergunta: No entanto, é dito que Moisés limita a nação aqui.

Resposta: Moisés é a minha parte. Eu preciso aprender a gerir os atributos de doação e os atributos de recepção e a trabalhar com eles como com duas rédeas para avançar corretamente. É porque eu não posso trabalhar só para doar, já que o meu ego não desaparece. Acontece que eu existo entre doação e recepção. Só dessa maneira! Eu crio a mim mesmo a partir desses dois atributos.

Eu não me dissolvo no Criador e não caio na escuridão egoísta, mas existo no estado corrigido. Eu tenho as duas rédeas e, assim, avanço em direção ao todo e a eternidade.

As duas forças derivam do Criador. Ele é a linha direita, o atributo de doação, e Ele criou a linha esquerda, a força egoísta. Se eu me aderir a uma linha ou a outra, eu estou totalmente sob seu controle, mas se eu segurar as duas rédeas e executar as corretas ações mútuas entre elas, é como se eu construísse a linha do meio entre elas, e isso sou eu.

Ao receber Dele dois atributos opostos, eu alcanço a combinação correta dos dois dentro de mim em todos os níveis da minha subida. Ao incorporar cada vez mais as duas propriedades com a combinação certa entre elas dentro de mim, eu cresço, e de um pequeno ser humano me transformo num ser humano maior e mais maduro, até me tornar equivalente ao Criador.

Este movimento espiritual parece muito complicado na primeira vez, já que os dois opostos devem se apoiar mutuamente e não negam um ao outro. Agora nós não podemos comparar isso dentro de nós, porque estamos numa linha: tanto na doação total ou na recepção total. Afinal de contas, o nosso mundo é o egoísmo absoluto e o mundo espiritual é a doação absoluta.

Nós podemos imaginar algo, mas é muito difícil existir no meio destas duas propriedades. Mas isso é realmente o que temos que fazer. Então, nós estaremos livres do Criador, já que isso é o que Ele quer, assim como nós queremos que os nossos filhos se tornem totalmente independentes.

Nós só podemos chegar a isso se recebermos tudo Dele e nos concentrarmos em usar todas as forças corretamente na criação.

Ao atingir os níveis da ascensão, onde todas as forças cooperam em harmonia, a pessoa começa a compreender em que medida entre elas é que nós realmente começamos a sentir o resultado de sua correta conexão mútua, que é chamada de Adão (ser humano), a parte do meio, que o Criador não pode criar por si mesmo.

Ele criou uma futura imagem do homem e que criou o homem, que é a imagem do Criador. É um fenômeno totalmente diferente quando nós mesmos esculpimos o Criador. Assim, nós temos algumas propriedades de Bezalel, que já estão em nós. Tudo o que temos a fazer é revelá-las, reuní-las e desenvolvê-las gradualmente.

Quando falamos sobre a alegria no avanço espiritual, nos referimos à alegria que sentimos na conexão destas duas linhas.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 07/10/13

Comente