Entrar Na Terra De Israel

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo” (Ki Tissa)“, 33: 11: E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Nun, nunca se apartava do meio da tenda.

Aqueles que já obtiveram a propriedade de doação falam com o Criador como iguais, pois a qualidade de Bina em seu ponto mais alto é semelhante ao Criador (a propriedade de Keter). Nesse nível, eles se fundem entre si.

Josué não possui os mesmos poderes que Moisés para descer aos menores mais inferiores (Malchut), ao povo, e interagir com eles lá. José permanece no ponto de fusão e é por isso que ele é chamado de “servo de Moisés”.

Mais tarde, Josué ben Nun entra na terra de Israel (“terra” deriva da palavra “Eretz“, que significa um “desejo”, Malchut) já que Malchut está pronta para aceitar a qualidade de doação, enquanto que Moisés não é capaz de entrar na terra de Israel porque permanece na propriedade pura de Bina, estando separado de Malchut. Ele pode corrigi-la, mas não é capaz de entrar. Isso só vai ser possível quando toda a terra de Israel for conquistada, ou seja, quando Malchut aceitar todas as propriedades de doação e amor. Então, a propriedade de Moisés se revelará.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 16/09/13

Comente