Como Eu Posso Medir O Quão Perto Estou Do Professor?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Um estudante pode pensar que ele está perto do professor, mas não estar perto; e também pode ser o contrário: ele pode pensar que está longe o professor, mas na verdade está perto dele. Como podemos medir isso?

Resposta: Nós não medimos isso de acordo com o que o aluno pensa, mas de acordo com as oportunidades que ele teve de subjugar-se contra a sua vontade e os esforços que fez em fazê-lo. A proximidade, assim como outras coisas, é medida de acordo com o esforço que é feito acima do nosso ego.

Nós só podemos medir as coisas pelo nosso ego. A medida é determinada por quanto é que eu tenho: como eu posso tomar os meus desejos e pesá-los como pesos numa balança.

Tudo depende de autoanulação. Não espere chegar a certo sistema estático resistente que foi estabilizado uma vez e que já existe. O trabalho que nós temos que fazer é contínua, constante, de acordo com três estados: submissão, diferenciação e suavização, (purificação) que é o trabalho constante do inferior no que se refere ao superior, de uma pessoa no que se refere ao grupo, de um grupo no que se refere ao professor.

Pergunta: É verdade que se uma pessoa não consegue se conectar com o seu professor quando o professor está vivo, vai ser muito difícil para ela fazê-lo depois?

Resposta: Eu não acho que seja possível fazê-lo mais tarde. Tente conectar-se ao Baal HaSulam agora ou a qualquer outro grande Cabalista! Este mundo foi criado a fim de nos permitir chegar a uma conexão corporal, a fim de sermos capazes de perceber o superior de alguma forma. Se nós não temos nenhum contato corporal com o superior, como você pode agarrá-Lo? Agora há a forma aparentemente corporal do professor diante de você, certa representação corporal com a qual você pode entrar em contato. Você já pode se conectar a essa imagem, doar ao professor e servi-lo. Assim, você adquire um lugar para ele de acordo com seus esforços. É dito que se o noivo é um grande homem e recebe um anel de presente de sua esposa, é como se ele tivesse dado a ela. Se você realmente quer servir e doar, você sente que você recebe. As mesmas relações devem existir entre os amigos, e cada um deve se sentir desta forma em relação aos outros.

Pergunta: Quando eu me conecto com o professor: antes de transcender o Machsom (barreira) ou depois?

Resposta: Você não vai transcender o Machsom se não se anular perante o professor. Nós estamos aqui para estabelecer um sistema que vai assumir uma forma acima do Machsom. Se este sistema não é formado de relações que são necessárias acima do Machsom, como você pode transcendê-lo? Você não transcende a fronteira para o mundo espiritual marchando, mas sim através das conexões entre nós, superando o Machsom que nos separa.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 27/02/14, Tópico da Lição: “Professor”

Comente