O Mandamento: “Não Matarás”

Dr. Michael LaitmanO mandamento “Não matarás” (Êxodo 20:13), significa que podemos cortar a Luz que nos vem do Alto, a Luz da vida, ou a Luz da correção que nos guia em direção a equivalência de forma com o Criador. Eu posso parar de recebê-la e extingui-la, e acender o desejo egoísta dentro de mim.

No momento em que o desejo egoísta surge dentro de nós, a Luz desaparece imediatamente. Ela sente este desejo com antecedência, uma vez que existem Keter, Hochma, Bina, Zeir Anpin, e Malchut entre ela e o desejo egoísta. Malchut é o último desejo, e Keter é o primeiro desejo. A Luz que ainda está em Keter sente que não deve ir à Malchut. É um paradoxo: no momento em que eu fizer algo corrompido a Luz imediatamente sabe disso e não chega.

Meu movimento errado é imediatamente sentido em Keter, uma vez que existe uma conexão mútua e oposta entre Keter e Malchut. No momento em que eu fizer algo em Malchut, Keter imediatamente sente a minha intenção e a Luz a abandona.

Pergunta: Eu sou um desejo e, de uma forma ou de outra, sigo o prazer. Portanto, o que acontece comigo?

Resposta: Você está matando sua alma, já que quer receber o prazer para si mesmo! A Luz entra apenas de acordo com a equivalência de forma enquanto você executa uma ação que é oposta a ela, de modo que esta imediatamente desaparece.

Pergunta: Eu gostaria de comentar que todas as revoluções começam a partir do nível romântico. Agora nós vamos estabelecer uma sociedade mais justa e mais tarde isso leva ao derramamento de sangue, morte, prisão e assim por diante.

Resposta: Sim, nós podemos ver a mesma coisa no avanço tecnológico e na mudança de diferentes formações. Cada sistema (capitalista, egoísta, nazista) começa a partir de elementos românticos, pois as pessoas são movidas por uma ideia de provar, mostrar, cumprir, e aproveitar o que criam. Na primeira fase, a ideia recebe o apoio da Luz pois, caso contrário, não pode ser cumprida. No entanto, no momento em que o ego e o comercialismo entram no jogo, a Luz desaparece, e tudo se move em direção ao colapso! Isso pode demorar dois séculos, mas o colapso inevitavelmente virá.

Pergunta: O que deveríamos fazer de modo que não houvesse colapso? Nós podemos fazer um pacto preliminar para que os níveis românticos se desenvolvam em fases superiores?

Resposta: A fim de fazer isso, você deve saber como se manter neste modo romântico, o que significa que o nível espiritual superior deve constantemente atraí-lo acima do nível corporal.

No entanto, os prazeres corporais irão atrai-lo com mais força à medida que você avança. Você vai começar a sentir prazeres impossíveis de imaginar. Você terá que preferir constantemente o seu crescimento espiritual acima do que é revelado a você aqui.

Pergunta: Eu posso estar ciente disso antes? Posso assinar algum tipo de acordo que não vou ficar sozinho, que vou ser avisado e me lembrar dele?

Resposta: Só se você se amarrar ao ambiente certo e investir todas as suas forças nisso, que é o que as pessoas que iniciaram a revolução fizeram. Elas estavam prontas para dar tudo aos seus amigos, para que eles tenham êxito.

No entanto, no momento em que a conexão entre eles foi quebrada e eles começaram a dividir as coisas – você vai ser este ministro e eu serei aquele ministro – tudo chegou ao fim. O ego entrou e o “círculo” desapareceu, assim como a igualdade.

Para evitar isso, é preciso estabelecer o ambiente certo junto com o Criador, para que ele seja sustentável, a partir dele, através da sociedade em geral, até o centro.

Esta força invisível, o Criador, deve constantemente nos sustentar. Então, você também se torna invisível e desaparece neste sistema. Caso contrário, nada vai acontecer! Você deve desaparecer dentro dele por si mesmo, sem qualquer benefício pessoal, e você vai adquirir um mundo diferente.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 25/02/13