O Futuro Da Empresa Moderna

Pergunta: No negócio de hoje, linhas de produtos ou serviços são fabricadas para os quais, na verdade, ninguém tem qualquer necessidade deles. Esta é a base do negócio moderno. O que vai acontecer na sociedade integral a uma empresa que, por exemplo, produz uma marca muita cara de gravatas e assim, vive e cresce?

Resposta: Seus clientes irão desaparecer.

Quando você dá às pessoas a educação certa, eles próprios vão escolher o que fazer. Muitos deles vão investir apenas em aprendizagem e disseminação, ou seja, no estudo, pois este não é apenas aprender. Eles estão aprendendo a desenvolver um sistema de cooperação mútua integral que todos na Terra precisam aprender.

O futuro da humanidade é automação, impressoras 3D, etc., para que as pessoas não trabalhem em fábricas. Certamente isso não vai acontecer de um dia para o outro, mas apenas dêem-lhes uma chance e amanhã vai aparecer e ninguém vai precisar de gravatas especiais.

Pergunta: O problema é este: hoje, as empresas existem graças à fabricação de gravatas. Criam postos de trabalho lá.

Resposta: Estamos a chegar muito rapidamente um tempo em que as pessoas operam através de sistemas totalmente diferentes e vão se sentir muito mais felizes. Quem precisa deste tipo de negócio? As pessoas precisam ser felizes.

Ou seja, um empresário vai se sentir feliz, não de vender oito mil gravatas caras, mas de algo completamente diferente. Ele vai continuar a organizar redes de educação integral e vai reunir pessoas dentro das redes, organizará universidades e afins. É nisto que ele se vai encontrar em vez de vender gravatas. Enfim, este negócio não tem lugar no futuro. De uma forma ou outra, irá à falência.

O que nós exigimos é apenas o que é imperativo para a existência num certo nível normal e mínimo: uma casa, alimento, roupa, carros e similares. Tudo isto deve existir, mas de uma forma normal. Uma pessoa não necessitará mais que isto.

Assim, descrever isso para si mesmo: pessoas com educação integral estariam ansiosas de quê? Só do que é imperativo para a vida e nada mais. Todos os negócios desnecessários irão desaparecer.

Pergunta: Experiência prática prova que um empresário vai sentir-se seguro até ao último dia e não estará pronto para ouvir nossos conselhos. Uma condição irrealista é formada. Temos de esperar até que tudo se desmorone para ele, mas depois já não vai haver ninguém para ensinar. Os coletivos são liberados, e não existem recursos.

Resposta: Então, vamos a uma fábrica como esta oferecer-lhes um curso de educação integral para a fábrica inteira.

O empresário gradualmente começará sua fábrica novamente e vai sair da crise com isso. Assim, através da transformação gradual das fábricas que são essenciais para manter a existência normal da humanidade, nós formaremos uma rede totalmente nova. Deixará de existir tudo que seja supérfluo, e todas as pessoas “supérfluas” começarão a ser ocupadas ao longo de sua jornada de trabalho inteiro com a formação de uma rede integral entre eles, à semelhança da igualdade com a natureza.

De “Meio tempo” da KabTV 17/03/13