A Tecnologia Nos Torna Redundantes

Dr. Michael LaitmanOpinião (de McKinsey): “O desfile incessante de novas tecnologias está se desenrolando em muitas frentes. Quase todo avanço é anunciado como um avanço, e a lista de “próximas grandes coisas” cresce cada vez mais. Nem toda tecnologia emergente irá alterar a paisagem social ou de negócios, mas algumas realmente têm o potencial de perturbar o status quo, alterar a forma como as pessoas vivem e trabalham, e reorganizar escalas de valor.

“No que as tecnologias vão transformar mais radicalmente a vida humana nos próximos 12 anos? O McKinsey Global Institute analisou mais de uma centena de possíveis candidatos através de uma variedade de campos de tecnologia e reduziu os mais potencialmente prejudiciais a uma dúzia. São eles, em ordem de tamanho e de impacto potencial:

“Internet móvel definida como ‘dispositivos de computação móveis cada vez mais baratos e capazes e em conectividade com Internet’.

“Automação de knowledge work ou ‘sistemas inteligentes de software que executam tarefas de knowledge work envolvendo comandos não estruturados e julgamentos sutis’.

“Internet de Coisas ou ‘redes de sensores de baixo custo e atuadores para a coleta de dados, monitoramento, tomada de decisão e otimização de processos’.

“Tecnologia de Nuvem ou ‘utilização de hardware e recursos de software fornecidos através de uma rede ou da Internet, muitas vezes como um serviço’.

“Robótica avançada ou” robôs cada vez mais capazes e com sentidos aprimorados, destreza e inteligência utilizados para automatizar tarefas ou aperfeiçoar os seres humanos’.

“Veículos Autônomos e Quase-Autônomos.

“Próxima Geração de Genomas ou ‘sequenciamento de genes rápido e de baixo custo, análise avançada de grandes dados e biologia sintética’.

“Armazenamento de Energia.

“Impressão 3D.

“Materiais Avançados definido como ‘materiais destinados a ter características superiores’. Muito do que hoje chamamos de nanotecnologia cairia dentro desta categoria.

“Petróleo avançado e Recuperação de Gás Natural

“Fonte de Energia Renovável: World Future Society“.

Meu Comentário: Este já é o futuro imediato, e para ocupar e acalmar as pessoas, tornando-as criativas na vida e no trabalho, é possível ao incluí-las na educação integral, que ensina a todos como construir um mundo novo “entre nós e dentro de nós mesmos”. As pessoas vão sentir essa atividade como a mais importante na vida, e além disso, com o benefício para si mesmas e a natureza, encontrando a felicidade agora e sempre, através da criação da “harmonia eterna” na conexão entre si.

Comente