A Previsão De Comunicações Mortas

Dr. Michael LaitmanOpinião (Sergei A. Kravchenko, psicólogo da Universidade Estadual de Moscou): “Nós definimos comunicações mortas como comunicações de estranhos por telefone, via e-mail, Internet, ou através de outros métodos. Ao contrário das comunicações ao vivo,  comunicações mortas formam apenas estruturas racionais nos seres humanos, sem afetar as esferas emocionais da mente, e levam à alienação das pessoas.

“As pessoas passam muito tempo assistindo à TV, no telefone, no computador, e em reuniões. Ao mesmo tempo, elas estão tentando se livrar de emoções que, graças aos meios de comunicação, são preenchidas com entretenimento leve. O colapso da cultura cria condições para a geração mais jovem se tornar ignorante. A tênue linha entre a moral e a ética, a consciência e  a lei, o bem e o mal, ao amor e o ódio, leva ao domínio das forças negativas. A prevalência da comunicação morta sobre a comunicação viva é planetária na natureza”.

Meu Comentário: Não há dúvida de que a ausência de comunicação viva e sincera exerce uma influência negativa tanto na psicologia como na fisiologia humana. Mas é possível corrigi-la não por treinamento psicológico, o qual não funciona mais como mostra a prática, mas através da introdução da educação integral. Isto é o que vai levar calor, participação e confiança ao mundo de todos.