A Loja Aceita Cartões De Crédito

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Paz”: O rabino Akiva descreve dois tipos de pessoas: a primeira é do tipo “loja aberta”, que considera este mundo como uma loja aberta, sem um lojista. Ele diz sobre elas, “O livro está aberto e a mão escreve”. Ou seja, apesar de não ver que há uma conta, todas as suas ações são, mesmo assim, inscritas no livro, como explicado acima. Isto é feito através da lei do desenvolvimento impressa na Criação contra a vontade da humanidade, onde as obras dos ímpios necessariamente instigam as boas ações, como vimos acima.

O segundo tipo de pessoas é chamado de “aqueles que querem tomar emprestado”. Elas levam o lojista em consideração, e quando tomam alguma coisa da loja, apenas a tomam como empréstimo. Elas prometem pagar ao lojista o preço desejado, ou seja, alcançar a meta por ele.

O ponto no coração determina tudo. Se eu tenho um ponto no coração e o satisfaço corretamente, eu pertenço ao segundo tipo, e se eu não tiver um ponto no coração, eu trabalho como o primeiro tipo.

Nós temos um ponto no coração, e por isso queremos nos aproximar do Criador com a demanda certa, “Vista-se em nós, e faça o trabalho”. Isso é chamado de: “Meus filhos me derrotaram”.

Além disso, nós queremos ajudar as pessoas que não têm um ponto no coração e que não podem pedir isso, mas que também querem comprar produtos da “loja”. Nós devemos ensiná-las a tomar da loja. Então, nós vamos juntos à loja como se tivéssemos um cartão de crédito com o qual vamos pagar a conta.

Pergunta: Existe algum desconto nesta loja?

Resposta: O Criador sempre dá descontos, mas somente descontos especiais. Ele não abaixa os preços, mas estimula a atitude certa em nós com antecedência. Assim, nós podemos dizer, “Tu me cercas por trás e pela frente”. É como se Ele se sentasse atrás de uma caixa registradora invisível e ao mesmo tempo nos levasse a ela.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 07/06/13, Escritos do Baal HaSulam