Uma Janela De Oportunidades

Dr. Michael LaitmanPergunta: Ultimamente, o preço das ações no mercado de ações está no topo novamente. O Dow Jones estabeleceu um novo recorde. Isto, obviamente, tem um impacto na Europa e no Japão. Como pode ser que certa parte do sistema geral ainda esteja ficando mais rico enquanto os outros sofrem com a crise?

Resposta: O mercado de ações tem estado em alta por um longo tempo. Os corretores decidiram que a crise que começou em 2008 chegou ao fim. “Na verdade, quanto tempo nós podemos esperar se já estamos em 2013? Chega, é hora de levantar os novos dígitos no contador…”.

De um modo geral, todas as “bolhas” são falsas e não naturais. Toda a economia moderna é basicamente falsa. Ela tem muitos índices e indicadores, mas é basicamente a mesma coisa: primeiro, os corretores estabelecem a base falsa, e depois constroem suas casas sobre ela até que a terra os engole. Afinal, a economia de hoje não é uma ciência, não é parte da natureza.

A economia real é a relação entre as pessoas com base no princípio de “dar e receber”. Como se diz, “Vá e ganhe a vida um do outro”. Se tivéssemos que estabelecer a correta e verdadeira economia, então, na conexão com os outros, ao doar a eles e receber deles, eu descobriria o Criador, o mundo superior.

Nesse sentido, a sabedoria da Cabalá também pode ser chamada de “a economia”, pois explica como receber corretamente, como ter um grande lucro e encher os vasos, os desejos de recepção, e doar da melhor maneira possível, para evitar com segurança todos os danos, a perda da conexão e do enchimento, e, em geral, de tudo. Em suma, a ótima economia é a sabedoria da Cabalá.

Ao mesmo tempo, os corretores não têm ideia sobre a natureza e seus planos, sobre como os desejos humanos se desenvolvem e sobre as relações entre as pessoas. Eles simplesmente decidiram criar certo mecanismo e forçá-lo aos outros para que estes trabalhem e os corretores fiquem ricos. Suponha que eu fabrique canetas e não me importo se alguém precisa delas; usando diferentes truques, eu convenço as pessoas a comprá-las e com isso me dou prazer em termos de dinheiro.

Os comerciantes não levam em conta os principais fatores; afinal, os desejos das mudam, as condições mudam e os consumidores estão fartos. Além disso, não importa o quão duro você tenta frear o desenvolvimento natural da tecnologia, você não será capaz de detê-lo. Hoje os de cima querem as duas coisas: querem automatizar a produção, mas isso deixa as pessoas sem emprego e sem dinheiro, de modo que não podem comprar esses produtos. Eles têm que tomar uma decisão: se querem que as pessoas comprem, eles devem dar dinheiro a elas. Mas você não consegue dar dinheiro elas, porque você as está colocando na rua quando as substitui por máquinas.

Como resultado da falta de compreensão destes processos e da falta de uma visão global, nós chegamos ao reconhecimento do mal. Portanto, hoje nós temos que entender o sistema que conecta todos nós. Só se formos capazes de fornecer corretamente um ao outro e com segurança, todos irão se sentir bem. Afinal, o que uma pessoa precisa é prazer.

Portanto, a questão é se os mecanismos que temos construído podem nos dar prazer. Afinal, tudo nesses mecanismos é artificial e falso. Os números altamente elogiados do mercado de ações não têm base. É tudo um grande jogo de agentes de mercado. Eles também podem causar intencionalmente crises econômicas.

Mas há fenômenos que os agentes de mercado não planejaram. Como eles são tão confusos e não têm a coordenação entre si, coisas diferentes estão acontecendo ao mesmo tempo, revelando as falhas no sistema. Não se trata sequer de estar separado da realidade; todo esse negócio não tinha base real, para começar, uma vez que nunca esteve em conformidade com a natureza. É impossível chamá-lo ainda de capitalismo.

Pergunta: É como se eles criassem um tipo de realidade virtual em que podem impor um otimismo artificial intercalado com um pouco de pessimismo, de modo que ele parecerá mais real. Como resultado, os índices estão subindo sem ter qualquer base real; o otimismo em si é suficiente…

Resposta: É isso mesmo, é um jogo que eles estão realizando de acordo com seus interesses. É a mesma coisa em todas as áreas, incluindo política: aqueles no topo mexem os pauzinhos, e eles são operados pelo Criador.

Pergunta: Parece que hoje o ego se tornou tão sofisticado que pode tirar proveito de cada situação. Ele é igualmente eficaz em tirar proveito das subidas e quedas do mercado. Isso vai acabar?

Resposta: Vai chegar ao fim quando formos capazes de ensinar às pessoas o método da garantia mútua e quando elas entenderem que não têm escolha. Em seguida, o desespero será revelado.

Mesmo hoje já está claro que os números do mercado de ações não significam nada. O pior é que se levarmos em conta a situação econômica e o aumento do desemprego, a bolha do mercado de ações pode levar a uma explosão que a economia real não pode suportar. Afinal, as pessoas estão sem emprego e é uma situação muito perigosa…

O aumento atual do mercado de ações pode ser prolongado por um tempo. Além do mais, da perspectiva espiritual, eu vejo isso como uma coisa positiva: deixe-os seguir em frente, uma vez que nos ajudam a avançar em direção à correção em nosso próprio ritmo.

Em geral, tudo o que acontece significa apenas uma só coisa: nós temos que nos apressar. Nós recebemos um pouco mais de tempo para preparar a disseminação do método da verdadeira correção do mundo. Nós temos que experimentar e estar prontos o mais rápido possível. As coisas estão caminhando para que possamos ser capazes de avançar e nos preparar, mas a janela de oportunidades pode fechar de repente.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 07/03/13, “Introdução ao Livro do Zohar

Comente