Respeito Contra A Sua Vontade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Há pessoas que nós gostamos mais do que outras; há amigos e inimigos. É possível manter boas relações com todos no grupo?

Resposta: Em primeiro lugar, você deve descobrir as relações corruptas entre vocês. Digamos, eu não gosto de alguém. Não o suporto, sem ter qualquer ideia do por que não gosto dele. Há algo nele que me repele, e não posso fazer nada em relação a isso. Meu ódio transborda e eu literalmente “espalho veneno”.

Assim, as pessoas ao redor “inadvertidamente” dizem coisas boas sobre essa pessoa para mim. De repente, eu ouço: “Você sabe, eu o vi recentemente e ele me contou que grande coisa ele realizou! É maravilhoso”!

A princípio, eu vou ficar chocado, porém, mais tarde, sob influência da opinião comum, vou mudar o meu critério de avaliação. É inevitável, uma vez que as pessoas que eu admiro e respeito referem-se a ele de uma boa maneira. Gradualmente, eu começo a valorizar esta pessoa e a ser muito educado com ela sem quaisquer vestígios de ódio.

Vamos prestar atenção em como o nosso relacionamento se desenvolve. Embora não nos tornemos melhores amigos imediatamente, é possível que ao menos meu conceito anterior em relação a essa pessoa mude para um respeito cauteloso e distante. Minha atitude prévia para com ela se “manifesta” em mim brusca e fortemente. Ela muda para uma abordagem positiva, ajudando-me assim a lidar com meus sentimentos negativos anteriores. Isso acontece naturalmente. Minha atitude em relação a esta pessoa transforma-se contra a minha vontade.

De Kab TV “Segredos de Equipe” 08/02/13