Rejeitando O Seu Eu Atual

Dr. Michael LaitmanE Moisés disse-lhes: “Não deixe dele para a manhã”. Não obstante, eles não deram ouvidos a Moisés; mas alguns deles deixaram dele para a manhã; e ele criou vermes e cheirava mal; e Moisés se indignou com eles (A Torá, Êxodo, Beshalach, 16:19-16:20).

Isso fala da falta de fé. Se você se abasteceu para amanhã, você não está mais no mundo do Criador, mas está em seu próprio mundo. Esta é uma luta constante que deve acompanhar a pessoa em relação a tudo: ver o passado, o presente e o futuro em relação a si e os outros e avaliar tudo o que acontece consigo: esse “eu” e minha atitude em relação a tudo. Onde eu posso ser livre do meu “eu?”.

Homem é a aspiração de uma pessoa pela propriedade de doação. Isto implica uma transição muito séria: da negação, para a restrição, para elevar-se acima de si mesmo, e isso inclui uma série de outras condições. Tente desenhar o seu retrato no chão e comece a pisar nele; é disso que você quer se retirar, afastar-se do seu “eu” atual. Sinta-se nesses estados.

Comentário: Mas há outra atitude, como na piada: um homem está sentado no telhado de uma casa, cercado por inundação. Um barco passa com pessoas que se oferecem para resgatá-lo, mas ele responde: “Não, o Criador vai me salvar”. Um helicóptero voa acima dele, “Vamos salvar você”. “Não”, ele diz, “O Criador me salvará”. Então, ele se afogou.

Resposta: Este é um terrível orgulho, “O Criador me salvará”. Ou seja, a pessoa não se identifica com o mundo, não entende que o Criador está em tudo: no barco, no helicóptero, em todo lugar. Ele não conecta isso com o Criador, mas divide o mundo em vários intermediários, pensamentos e forças. Isso acontece devido à falta de sentir o Criador como unidade.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 04/02/13