Quem Vive Mais – Um Pessimista Ou Um Otimista?

Dr. Michael LaitmanNas notícias (do The Telegraph): “Um estudo, em 40.000 adultos em dez anos, descobriu que aqueles com baixas expectativas de um “futuro satisfatório” realmente levaram uma vida mais saudável.

“Em contraste, as pessoas que eram “excessivamente otimistas” sobre os dias futuros  tiveram um risco maior de invalidez ou morte dentro de dez anos.

“A extraordinária pesquisa, publicada pela Associação Americana de Psicologia, sem dúvida resultará em conforto para qualquer pessoa com tendência ao mau humor.

“Frieder R. Lang, autor principal do estudo da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, disse: “Os nossos resultados revelaram que ser excessivamente otimista na previsão de um futuro melhor esteve associado a um maior risco de invalidez e morte dentro da década seguinte.

“O pessimismo sobre o futuro pode encorajar as pessoas a viver com mais cuidado,  tomando precauções de segurança  e saúde. …

“As pessoas mais velhas, que tendem a ter uma “perspectiva mais obscura” do futuro, foram as que mostraram ser mais precisas em suas previsões, com jovens otimistas superestimando seus sucessos. …

“Estudos anteriores sugeriram que o “otimismo irrealista” sobre o futuro pode ajudar as pessoas a se sentir melhor quando enfrentam resultados negativos inevitáveis, tais como  doença terminal”.

Meu Comentário: O pessimismo com relação às próprias forças, mas otimismo com relação às forças da sociedade, com a qual a pessoa está conectada, é a melhor abordagem para a realidade.