Percepção Da Realidade: Desde A Antiguidade Até Os Dias Atuais

Dr. Michael LaitmanA pessoa que aspira à realização espiritual começa a ver que o mundo inteiro é um sistema. É um trabalho constante e alegre, e você se acostuma com ele gradualmente. Torna-se uma necessidade. Você já existe neste nível.

Todos os outros níveis são planos, unidimensionais, e é impossível pensar neles como antes. A pessoa começa a se acostumar a pensar no espaço n-dimensional que se torna comprimido numa única força e propósito; portanto, não é difícil sentir o mundo inteiro conectado com um único objetivo, com um único pensamento, com uma única força, até o ponto em que você olha para o céu estrelado e vê o que conecta todas as estrelas.

Isto levanta algumas questões muito interessantes, tais como, “Como é que os antigos astrólogos associavam estrelas nas constelações?”. Afinal de contas, se eu olhar para as estrelas, eu sou incapaz de juntá-las em todos os signos do zodíaco, Orion, a Ursa Maior, etc. Eu não tenho uma imaginação tão grande como os antigos gregos ou os astrólogos babilônicos porque as estrelas estão longe umas das outras e em diferentes planos.

Digamos que uma estrela está a centenas milhões de anos mais perto da Terra, e a outra a milhões de anos mais longe. Mas eles as viam conectadas como num único plano. O que é isso: apenas representações primitivas ou fantasia humana? Onde há um urso com quatro ou cinco estrelas formando um quadrado com uma cauda? Como se pode imaginar isso?

É uma coisa muito interessante: a ideia que liga as estrelas nos signos do zodíaco é alcançada por uma pessoa através de sua influência sobre ele.

Os astrólogos antigos tinham um sentimento de conexão destas estrelas. Devido ao desenvolvimento do egoísmo, nós nos separamos do universo, de percebê-lo como um todo, mas eles tinham um senso de conexão relativa porque o percebiam como uma série de deuses, de forças superiores que os influenciavam. E não foi porque eles eram pequenos ou primitivos; é simplesmente uma percepção humana não torcida, não grosseira, sem o número de filtros como nós temos. Isto é, eles tinham uma percepção muito maior da Luz. Se começarmos a corrigir o nosso egoísmo, vamos começar a sentir a Luz muito mais, porque somos muito mais grosseiros do que eles.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 04/02/13