O Verdadeiro Grupo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Nós podemos medir o desejo do grupo?

Resposta: Sim, se ele for realmente um grupo, ou seja, se formou um sistema onde você vê as 10 Sefirot. Afinal, um grupo de verdade é algo que existe por si só, um mecanismo espiritual, uma estrutura espiritual, um corpo espiritual.

Pergunta: O que se encontra entre nós e esse grupo agora?

Resposta: A falta de conexão. Nós precisamos estabelecer uma relação correta entre nós baseada na dedicação, união e apoio. Precisamos sentir que não há alternativa, que este é o nosso dever; caso contrário, não vamos alcançar a propriedade de doação e não vamos dar alegria ao Criador através dos amigos e professor. Nós não vamos avançar sem a conexão, não seremos capazes de salvar o mundo, nem seremos capazes de deleitar o Criador.

Além disso, sem fortalecer a nossa conexão mútua, nós causamos danos, como alguém que faz um buraco num barco comum. Baal HaSulam escreve sobre isso em seu artigo “A Paz”, que a sociedade pune o roubo, mas se a pessoa não adicionar seus esforços, não há punição para isso. Enquanto isso, aquele que “ora”, o faz para si mesmo e prejudica a sociedade. Afinal, a verdadeira oração só pode ser produzida por uma comunidade de pessoas que quer dar alegria ao Criador pela doação mútua.

Sozinho, nenhum de nós é capaz, porque eu não tenho esse “lugar”, esse desejo, a partir do qual posso chamá-Lo. Não existe um Criador sem a unidade das criaturas que querem dar mutuamente umas às outras, dando-Lhe assim um “lugar” para ser revelado entre elas e desfrutar. De uma vez por todas eu tenho que entender que não tenho nenhum “lugar” a ser preenchido, nenhuma força que me ajude a doar; não há nada. Tudo reside apenas na conexão entre nós.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/03/13, “Introdução ao Livro do Zohar