O Difícil Teste Do Prazer

Dr. Michael LaitmanAo longo da história, o desenvolvimento humano ocorreu com uma pessoa tendo medo de desfrutar para seu próprio benefício. Ela tinha medo, não só de desfrutar a Luz, mas também de perturbar a restrição; a quebra ocorreu apenas uma vez, e ela pode se manter nela porque tem medo de conseguir ou não suportar os prazeres que serão revelados a ela ao doar ao Criador.

Afinal, o sentimento de equivalência com o Criador traz grande prazer. E é um prazer ainda maior sentir como o Criador gosta de você, como vocês estão unidos num só. É semelhante ao prazer que um bebê experimenta ao se aproximar de sua mãe, o quanto ela gosta dele, e ele gosta dela, e do prazer mútuo.

A pessoa sente muito medo porque imensos prazeres são revelados a ela: NRNHY de NRNHY em vez de Nefesh de Nefesh. É uma Luz imensa que é revelada a partir da sensação de que ela dá algo ao Mestre, porque NRNHY nasce da doação ao Criador, que é revelado à pessoa. E é aí que todo o trabalho se concentra.

O trabalho espiritual não se refere à refeição que é organizada na mesa do rei, mas ao sentimento do Mestre, a equivalência da pessoa a Ele; é com essa apreciação. Ao tentar ser como o Mestre, eu me torno como Ele em alguma coisa. Eu aprecio não só o fato de lhe dar prazer, Seu amor por mim e meu amor por Ele, mas começo a apreciar esta própria posição, o meu status.

Isso revela uma enorme Luz e o prazer que antes não existia na criatura em suas decisões, sentimentos e reações. É por isso que eu primeiro devo me equipar com os vasos, o que é chamado de “reverência”. Caso contrário, eu não vou ser capaz de abordar corretamente nenhuma ação, e tudo o que é revelado irá desaparecer imediatamente, sem qualquer uso. Seria como se eu derramasse vinho em sacos, e imediatamente vazasse, ou derramasse farinha em barris apenas para apodrecer lá. Nada pode ser feito. Tudo precisa corresponder completamente com o outro, todo o conteúdo deve ser armazenado em sua embalagem específica.

É por isso que uma pessoa tem medo de que começar a apreciar a grandeza do Criador, o Seu amor e a reciprocidade que ela sente em dois HaVaYaH unidos: HaVaYaH da Luz direta e HaVaYaH da Luz refletida vestidos um no outro. A Luz que se revela neles nunca existiu na realidade. Se a pessoa se prepara para este julgamento, ela será capaz de revelar corretamente o status do Criador e resistir a ele em doação.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 15/03/13, Shamati # 38