A “Escola” De Jetro

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que Moisés precisou passar 40 anos com Jetro, sacerdote de Madiã? O que isso significa no sentido espiritual?

Resposta: Jetro, assim como o pai de Abraão, Terá, era um sacerdote, um especialista em todas as religiões e ídolos, ou seja, um servo do seu ego. Em particular, se Terá tivesse escutado seu filho Abraão, eles trabalhariam juntos e poderiam ter começado a correção do mundo. Mas isso era impossível sem o exílio do Egito, o êxodo e a recepção da Torá, pois a pessoa precisa mergulhar completamente no ego. Portanto, Terá era contra Abraão, e Abraão foi forçado a fugir dele, longe da Babilônia.

Moisés, como Abraão, é um nível completamente diferente: ele já estava no ego, passou por todas estas fases e deixou o Egito. Os quarenta anos que ele passou com Jetro, ou seja, a sua união mútua, a conexão através da filha de Jetro (Zípora ou Séfora), o ego de Jetro que deu à luz às crianças, ou seja, o próximo nível, tudo isso é a combinação do Jetro egoísta e o Moisés altruísta dentro de uma pessoa.

Moisés passa por um processo que o endurece a partir do estágio com o ego para voltar novamente ao Egito, às profundezas do ego. Assim, só Jetro poderia ensinar Moisés e o povo de Israel a trabalhar com esse ego que estava começando a ser descoberto. Portanto, a leitura semanal da Torá chamada “Jetro” começa logo após o êxodo do Egito, quando é necessário começar a corrigir os egípcios, todo o ego da pessoa, e Jetro leva sua filha Séfora, os filhos dela com Moisés, netos de Jetro, e vai até Moisés.

Em outras palavras, chega o momento em que estas características começam a emergir dentro de uma pessoa e mostram como proceder. Por enquanto o ego completo que partiu do Egito (os vasos que foram tirados do Egito), começa lentamente a emergir no seio do povo, e isso significa que Moisés precisa julgar as pessoas.

Julgar significa explicar onde as características de doação estão, onde as características de recepção estão, com qual perspectiva é necessário agir e juntar-se acima de nós mesmos, a fim de descobrir a nossa conexão para o próximo nível, o Criador. Ou seja, a correta cooperação mútua é necessária aqui. Mas onde está essa hierarquia neste egoísmo?

A característica de doação está prestes a expandir: expansividade de alma, um coração aberto. Ela é dispersa sobre a superfície da área, como água. E o ego trabalha continuamente de forma vertical. E estes dois parâmetros estão como que não integrados.

Portanto, Jetro diz a Moisés: “É preciso construir outro sistema, na forma de uma pirâmide, para dividir o seu ego todo em partes, dezenas, centenas, milhares, dezenas de milhares. Você precisa retornar ao estado quando você entrou no Egito, 12 irmãos. Assim, você também sai de lá, as mesmas doze tribos, como riachos, 12 linhas. Mas em cada um deles você precisa se ajustar de acordo com os níveis egoístas. Portanto, para cada nível deve haver a sua própria hierarquia: as suas próprias leis, chefes e subordinados. Você agora trabalha não apenas para doar e amar, você trabalha com o ego que é necessário nesse nível com uma qualidade que é possível corrigir”.

Se Moisés não tivesse passado por essa escola com Jetro, se ele não tivesse se conectado com o ego e começado a trabalhar com ele um pouco, então, quando voltou para o Egito, ele não teria sido capaz de resistir ao Faraó, não teria tido contato com ele. Porque antes, Moisés simplesmente fugiu do Faraó depois de um confronto com ele.

E agora ele retorna para o Egito, isto é, ele se volta de novo para o seu ego e diz ao faraó: “Eu preciso tirar o meu povo (as características de doação) de você”. Além disso, ele tira dele enorme o ego que depois deve ser corrigido ao longo de quarenta anos no deserto. Mas ele não poderia fazer isso se a característica de doação numa pessoa não estivesse conectada no início ao sistema egoísta chamado Jetro.

E Jetro extrai de Moisés o método de trabalhar com o ego e retorna para o seu povo para ensinar o método a eles. Nós vemos como uma conexão constante e mútua das duas características ocorre dentro de uma pessoa. Este é o sistema de correção.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 11/03/13

Comente