Sem Combustível

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Paz”: Qualquer um pode ver como uma sociedade de grande porte como a Rússia… inigualável na riqueza em matérias-primas… e que praticamente aboliu a propriedade privada em conjunto, onde cada um se preocupa apenas com o bem-estar da sociedade… em vez de ascender e superar as conquistas dos países capitalistas, eles se afundaram ainda mais baixo… que todo esse trabalho precioso e exaltado, ou seja, a doação aos outros, que eles começaram a realizar, precisa ser para o Criador e não para a humanidade…

Pergunta: Qual é a adição “par o Criador” que eles carecem?

Resposta: Não basta trabalhar para o bem da sociedade, de modo que ela seja rica, bonita e boa. Não basta exortar as pessoas a serem bonitas e fortes, para que possam se orgulhar de suas conquistas perante o mundo inteiro. Mesmo isso não ajuda, embora seja muito importante para os russos, e eles tenham a necessidade inata de provar a todos que são os melhores. Em geral, isso existe em todas as nações, mas especialmente na nação russa.

A opressão não ajudou: fome, terror, assassinatos, projetados para forçar as pessoas a trabalhar para a sociedade, onde a pessoa não vê qualquer lucro em seu bolso e não traz para casa mais do que os outros. Ela trabalhou duro e se esforçou, e o outro não trabalhou tão duro, mas ambos receberam o mesmo salário. Portanto, onde a pessoa pode receber o “combustível” para trabalhar mais? Nenhum meio de opressão vai ajudar, nem mesmo o orgulho nacional. O que eles não tentaram durante as décadas da União Soviética? No final, tudo isso leva a nada.

Se eu não concentro meus esforços em doar ao Criador, e obtenho o “combustível” para trabalhar contra o ego, não tenho outras fontes. Mesmo se temo ser morto, não posso trabalhar sem razão. Eu sou basicamente uma “máquina” que precisa de combustível, um enchimento. Deixe-me ser pago pelo meu esforço, ou pelo menos receber comida e um lugar para dormir, como um remédio. Porém, desistir do meu ego por minha livre vontade? Uma criatura como eu não pode fazer isso “por definição”.

Mas os líderes soviéticos acreditavam que isso era possível. Eles não entenderam Marx, que colocava as coisas de forma simples: para alcançar tal ascensão, deve ser uma sociedade avançada, desenvolvida, que atingiu o progresso tecnológico em outros campos. Se tal sociedade pratica o que chamamos de “educação integral”, então algumas pessoas que estão ligadas à idéia inicial pelo seu ponto no coração podem levar todos os outros. Não há outro caminho, senão esse. Pelo menos algumas pessoas devem se dirigir “ao Criador”.

Mas os comunistas não tinham nada em comum e nada a ver com isso. Portanto, eles não podiam manter a direção que decidiram tomar, apesar de todos os seus tesouros naturais…

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 15/02/13, “A Paz”

Comente