Há Um “Ser Humano” Crescendo Em Mim?

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é considerado doar ao outro e por que não há punição direta e imediata por não cumprir esta Mitzva de doação na sociedade?

Resposta: Doar ao outro significa que eu ajudo o outro a avançar à meta. Não é doação a menos que se trate de necessidade. Todo mundo precisa das necessidades básicas para existir, já que os níveis inanimado, vegetal e animal da natureza têm que existir em alguma coisa, mas em todos os outros sentidos, nós só temos que ajudar o outro a atravessar a fase de desenvolvimento do nível “falante”.

Quanto à punição imediata por não manter a lei de doação, isso não pode existir, pois a punição imediata ativaria você como os níveis inanimado, vegetal e animal da natureza – quando você faz algo errado e é imediatamente punido, você faz a coisa certa e imediatamente recebe uma recompensa. Então, você é simplesmente “programado” como um animal.

Qual é a utilidade disso se não há um “ser humano” crescendo em você? Ele só pode crescer a partir do reconhecimento e compreensão, através do desenvolvimento e aquisição de novos atributos, e mais importante, através da aquisição de novos valores, elevando-se para cima, acima do nível atual, e, acima das decisões desnecessárias.

A pessoa desenvolve em si mesma algo que se assemelha ao Criador. Meu corpo, o meu mundo, pertence aos níveis da natureza inanimada, vegetal e animal. Agora, porém, eu subo mais e construo a parte “falante” em mim, que se assemelha ao Criador (∾).

Não há tal coisa no nosso mundo, mas isso é realmente o que torna o meu “eu”. Eu apoio tudo o mais apenas no nível da existência corporal necessária.

Portanto, isso não funciona de acordo com o princípio de “dar e receber”, e o sistema do permitido e proibido não se encaixa aqui, pois eu tenho que construir algo acima de mim.

Não é um "ser humano" Crescer em mim?

Pergunta: Portanto, quem realmente quebra as leis da natureza: a criatura ou o Criador, que nos permite fazer isso?

Resposta: Claro que é o Criador. Ele faz isso para que possamos aprender como “a vantagem da Luz fora da escuridão”.

A questão aqui é a minha inclinação e minha tendência. É um fato que vou cair e me levantar uma e outra vez, como se diz: “O justo deve cair e se levantar milhares de vezes”, mas eu quero isso? Estou atraído para isso? Valorizo ​​esse caminho e essa direção? Sou obrigado a ter um desejo por isso: “Você quer que isso aconteça? Será que eu valorizo e desenvolvo a inclinação e o desejo por isso” – “Mas como eu posso? Eu sou apenas um ‘pedaço’ de desejo egoísta?”. Você tem um ambiente, um grupo, um professor, livros, a Luz que Reforma, tudo o que você precisa. Depende de você.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/02/13, “A Paz”