Esperar O Pagamento

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que podemos entender dos livros dos Cabalistas quando eles nos falam sobre os níveis espirituais?

Resposta: Diz-se: “Não é o sábio que aprende”. Sua compreensão ou falta de compreensão não tem nada a ver com o seu avanço.

Suponha que exista um homem sábio sentado ao seu lado que tenha lido muitos livros. Por outro lado, há uma pessoa não muito inteligente, mas que tem um grande coração. Há pessoas que não se destacam nem em seus sentimentos nem em sua mente, e há outras que têm muito de ambos, mas tudo isso não tem nada a ver com o nosso avanço. Não importa se você compreende o material ou não. Nós devemos entender apenas uma coisa: os princípios. Você pode ouvi-los? Pode evocar-se a isso?

Às vezes, você pode querer ouvi-los, mas você não consegue. Então, paciência e persistência são úteis. Mesmo que todos já tenham entrado na espiritualidade e a pessoa possa estar dez anos atrás, ela realmente “ganha” mais adquirindo a profundidade do esclarecimento, a capacidade de ver o quadro global. Em suma, devemos ser pacientes e persistentes. A principal coisa é não abandonar o caminho, subjugar a si mesmo, não importa o que venha do Alto. É porque, no final, o Criador determina tudo e, embora isso não seja muito simples, a pessoa ganha muito com isso.

Baal HaSulam escreve sobre isso em seu artigo “O Atributo da Sabedoria Oculta Geral”: A pessoa subdesenvolvida não pode esperar pelo pagamento por um longo tempo. Ela não tem paciência, como uma criança, que quer receber o pagamento agora, e não pode esperar nem por um momento. Ela escolhe trabalhos pelos quais recebe imediatamente o pagamento, mesmo que os salários sejam mais baixos. A pessoa pode aprender a ser um motorista de táxi e receber um pagamento imediato dos passageiros, sem qualquer atraso. Por outro lado, ela pode passar anos estudando para se tornar um músico, por exemplo. E uma pessoa mais desenvolvida pode se conter e escolher trabalhos pelos quais recebe mais pagamento, mesmo que o pagamento possa ser mais tarde. E devemos saber que esta é a escala para medir o sábio, uma vez que depende do desenvolvimento corporal de cada indivíduo, e quem pode prolongar o pagamento pode obter salários mais elevados.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 06/02/13, “Um Discurso para a Conclusão do Zohar

Comente