Transmitindo A Luz Numa Cadeia

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se uma pessoa chega a certo nível de correção, isso afeta o resto do mundo?

Resposta: Claro, a correção de cada pessoa afeta a todos, pois nós estamos todos no mesmo sistema. Portanto, há o conceito do “direito de primogenitura,” que nos ajuda a avançar. Como o conceito do “direito de primogenitura” pode nos ajudar e o que é isso? São alguns documentos históricos mantidos num arquivo? É claro que não.

Trata-se da correção dos desejos. Os grandes Cabalistas, os sábios do Talmude, fizeram uma correção especial, após a qual não temos que passar pela penitência física para sair do nosso ego. Basta fazer esforços estudando Cabalá. Se eu estudo num grupo e desejo me conectar a outros a fim de descobrir o Criador na conexão entre nós e com isso dar alegria a Ele, isso é suficiente para o meu avanço. Eu não preciso atormentar o meu corpo, me bater e ser jogado no chão.

Antes da correção dos sábios do Talmude, uma pessoa tinha que atormentar seu corpo se quisesse alcançar uma revelação espiritual. De acordo com as leis da natureza, nós tínhamos que humilhar o nosso corpo físico e atormentá-lo para que ele quisesse sair de sua pele. No passado, os Cabalistas fizeram correções para que não tenhamos que usar tais métodos.

Nossos antepassados pertenciam às Sefirot Keter, Hochma, Binah e Daat (HBD). Depois vieram os sábios do Talmude, que pertenciam à Hessed, Gevura, Tifferet (HGT) e por isso são chamados de “filhos”. O período dos sábios do Talmude durou até a destruição do segundo templo. Estes Cabalistas corrigiram a parte da criação que pertencia ao desejo deles. Portanto, a Luz já se vestiu nos mesmos vasos e se aproximou de nós!

Passing On The Light In A Chain

Nós pertencemos às últimas Sefirot: Netzach, Hod e Yesod (NHY). Cada período: HBD, HGT e NHY dura dois mil anos, e hoje chegamos ao ano 5773, o que significa que quase chegamos ao final dos 6000 anos de correção.

Primeiro a Luz Circundante chegou apenas ao círculo mais externo — HBD. Mas os patriarcas a aproximaram mais por suas correções e ela chegou às Sefirot de HGT. Os sábios do Talmude aproximaram ainda mais a Luz Circundante às Sefirot de NHY, e os Cabalistas que viveram no último exílio aproximaram a Luz ainda mais perto de nós. Isso significa que os Cabalistas do passado prepararam para nós as correções que podemos usar agora. É um sistema geral.

Por nossas correções, nós estamos preparando a infraestrutura para a próxima geração. Esta ajuda não está apenas nos livros e vídeos que produzimos; o importante é que estamos preparando um sistema cheio de Luz para as próximas gerações, aproximando  ainda mais a Luz! Graças a isso, o mundo inteiro está despertando e não é por causa de alguns artigos ou clipes na Internet.

Tudo desperta desde baixo, através do sistema geral de almas. Assim, quanto mais unidos estamos, querendo que a Luz seja revelada na conexão entre nós, mais nós aproximamos a Luz de toda a humanidade.

Com isso nós podemos entender a conexão entre todas as almas, em todas as gerações. Graças a cada correção, a Luz gradualmente se aproxima dos desejos que são mais grosseiros e internos. Enquanto não nos corrigirmos, haverá partes do desejo no mundo que não serão capazes de despertar.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 31/12/12, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot”

Comente