O Espelho Do Meu Ego

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos e devemos tentar superar as situações em que sentimos hostilidade física, apatia, indiferença, e o desejo de ser apenas um observador na Convenção?

Resposta: Tudo depende do humor. Como pode haver uma aversão física, por exemplo, em relação ao seu filho? Alguém pode não gostar dele, mas para mim ele é meu. Uma mulher entende isso. Então, tudo depende a que nós iremos nos sintonizar.

Não existe o conceito de “hostilidade física”; só existe a meta. Na medida em que isso é importante para mim, eu começo a perceber os meios para atingi-lo com o mesmo valor e grandeza da glória como para a meta em si. Se em prol da meta eu tenho que me aproximar de alguém, falar, abraçar e sentir que estamos juntos numa ação unificadora, então eu não olho para a pessoa.

De forma geral, o que significa algo externo? Afinal, eu não vejo pessoas, mas a minha atitude em relação a elas, meu próprio reflexo numa determinada imagem. Ao observar esta pessoa, eu posso discernir o quanto preciso trabalhar em mim e ela não tem absolutamente nada a ver com isso. Não é uma pessoa, mas meu próprio egoísmo que estou vendo em tal forma. É como um espelho em que eu me vejo. É todo um sistema, como afirmado num dos artigos do Shamati: “O Criador é a Sua sombra”.

Portanto, como pode haver rejeição? Ao contrário, o que se expõe é exatamente o método mais eficiente, a possibilidade de convergir, de subir acima de si mesmo. Experimente e você vai ver que é assim. Por toda parte, isso atormentará você por dentro, jogando-o de volta, mas você deve seguir em frente. Não perca seu tempo! É uma pena desperdiçá-lo. Veja todos, tente se anular, e daí você será levado pelo fluxo à unidade com todos.

Eu desejo encorajar todas as mulheres a pedir perdão umas às outras antes da Convenção, esquecer as coisas do passado e começar num nível totalmente novo. Tentem se elevar um pouco; caso contrário, o que vocês estão fazendo estudando Cabalá? Vocês não podem ver sempre o seu “eu”. Pelo contrário, vocês devem pisar nele e esmagá-lo.

Da Lição Virtual 06/01/13

Comente