Desespero E Confiança: Os Componentes De Uma Oração

Dr. Michael LaitmanTodo o nosso trabalho, todo o nosso caminho e cada parte dele, cada estado, é dividido em duas partes: o que a pessoa faz por si mesma e o que é feito para ela de acordo com seu desejo. Eu tenho que saber que a meta da criação é a realização do atributo de doação, a equivalência de forma com o Criador, usando todas as minhas forças. Eu não sei o que são todos os desejos, todos os 125 graus, já que tudo ainda está oculto de mim. Mas meu objetivo é fazer tudo em meu poder, usar tudo o que tenho, como uma criança com todas as suas forças tentando alcançar um objetivo desejado.

Isto é como eu tenho que agir em todos os momentos, aspirando alcançar a força de doação. Depois de ter tentado fazer isso por mim mesmo com o grupo, através da preparação, e anulando-me, pedindo ajuda aos amigos, “tornando-se um Rav e comprando um amigo”, depois de todas essas ações, estou convencido de que sou totalmente indefeso. Meu professor, o Rabash, costumava dizer: “Agora você vê que você é um trapo como eu”.

No final, a pessoa não tem esperança de mudar nada para melhor e corrigir-se por suas próprias forças. Ela deve estar convencida de que isso é assim por sua experiência. Afinal, apesar de ter ouvido muitas vezes que não se corrige e que a Luz tem que fazer isso, por enquanto, essas palavras não fazem sentido para ela.

Para exigir a correção da Luz, ela deve primeiro tentar fazê-lo por si mesmo, tanto quanto pode. Afinal de contas, a menos que você se desespere com suas próprias forças, todos os seus pedidos só serão uma mentira. Você é simplesmente preguiçoso e não quer perturbar. Se você já fez tudo em seu poder e foi convencido de que a meta é inatingível, graças aos esforços que você fez, você adquire o forte desejo de alcançar realmente o atributo de doação.

Como você fez todos esses esforços e não alcançou nada, você se desespera com suas próprias forças e habilidades. Portanto, existem dois componentes agora: o desejo de alcançar a meta, uma intenção clara, uma vez que você fez o seu melhor e não alcançou nada, e, tendo adquirido um grande desejo, você está simplesmente “explodindo” com o desejo de alcançar a meta.

Estes são dois conceitos opostos, como muitas vezes acontece na espiritualidade. Se eles se conectam num conceito, no desejo puro de alcançar o atributo de doação e nada mais do que isso, uma oração explode em você.

Ela simplesmente acontece, já que é a forma como somos construídos. Todos estes níveis já estão dentro de nós, todas as Reshimot (genes espirituais). Nós não precisamos atrair ou para construí-los. No momento em que eu tento alcançar a doação, o desejo correto é criado em mim, o qual finalmente eleva a oração.

Eu elevo MAN, que consiste nas Reshimot de Hitlabshut e Reshimot de Aviut, a partir do grande desejo de alcançar a meta e o desespero de alcançá-la por minhas próprias forças. Além disso, eu também estou confiante de que o Criador pode fazer isso por mim, que Ele deve e irá fazê-lo! Depois de tudo, eu vejo que, de acordo com a sequência de eventos que eu atravesso, tudo é organizado como se essa fosse a única coisa que Ele quer e que Ele está apenas esperando o meu pedido certo, ou seja, pelo desejo formado corretamente, pela verdadeira oração, por MAN .

MAN significa Mei Nukvin (águas femininas), o que significa dois atributos básicos que estão conectados corretamente. Então, em resposta a essa necessidade de doação, à decepção de minhas forças e a esperança de correção, a Luz superior vem e me traz o atributo de doação, e nesta Reshimo a primeira imagem espiritual é revelada a mim. O poder da Luz que está vestido na Reshimo corrige, se conecta, e a constrói, e eu já me encontro no atributo de doação.

É o meu primeiro nível espiritual em que a rede geral e a conexão entre todos são claras. Eu vejo que a Luz age nos bastidores, a força de doação que deve evocar a força de recepção, e os estados que são opostos a ela, para que eu possa sentir o quanto me falta, e exigi-lo. Então eu atravesso os mesmos estados que tenho experimentado agora no primeiro nível repetidamente.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/01/13, Escritos do Rabash