A Realização Gradual De Um Beco Sem Saída

Dr. Michael LaitmanOpinião (Nouriel Roubini, co-fundador e presidente da Roubini Global Economics): “Ao falar no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Davide Serra, fundador do fundo de hedge Algebris, e Nouriel Roubini, chefe de Roubini Economics, conhecido como o Dr. Destruição por prever a crise financeira, definiram o caso contra aqueles que pensam que a flexibilização quantitativa (QE) e baixas taxas são instrumentos de política benignos.

“‘Quando os governos emprestam, eles estão tirando dinheiro de nossos filhos. QE é a mesma coisa: nós estamos diminuindo os retornos para as futuras gerações. QE cria um dilema intergeracional’, disse Serra.

“Roubini alertou que os bancos centrais precisam pensar sobre como desligar a torneira do dinheiro barato, ou corre-se o risco de criar outra bolha, possivelmente pior”.

Opinião (Steen Jakobsen, economista-chefe e CIO, Saxo Bank): “Na Europa, dois países centrais, Holanda e Alemanha, estão agora no limite da recessão. A crise chegou finalmente à sua porta. Enquanto isso, a transmissão monetária do Banco Central Europeu de permanece obstruída por mesclas políticas. …Você pode fugir de sua dívida, mas não pode se esconder, e essa vai ser a realidade que a Europa e França enfrentarão em 2013. …

“Portanto, como é possível que os mercados de ações estejam batendo recordes de vários anos enquanto o emprego atinge mínimos históricos? Num verdadeiro mercado de touro, todos participam ao revés – mas este mercado e a economia são conduzidos por aqueles que têm acesso a financiamentos do Banco Central. Em suma, eles estão distante da realidade. Como um ato de palco de David Copperfield, é uma grande ilusão. Temos o capitalismo sem capital ou mercados livres”.

Meu comentário: Pelo menos muitos começam a entender que algo (embora não o que) precisa ser mudado, mas os políticos não ouvem. A percepção de que alguns entendem a necessidade de mudança, mas outros não, já está em curso. Mas a consciência real deve estar em reconhecer a necessidade da integração total de toda a humanidade como uma condição (o objetivo final) do nosso desenvolvimento dado pela natureza (evolução).

Isso só pode ser alcançado por meio da propriedade de união, a força unificadora, que se revela no desejo de se unir de acordo com o método da Cabalá. Natureza é integral em seus três níveis: inanimado, vegetal e animal. O ser humano, evoluindo a partir do nível animal, deve reconhecer a necessidade de se “encaixar” no quadro geral da natureza como sua maior parte integral.