Sintonizar Na Onda Da Doação

Pergunta: Ao ver as deficiências do amigo, eu estou na realidade a ver as minhas próprias falhas. Como posso eu identificar o estado correcto do meu amigo?

Resposta: O trabalho com o grupo é diversificado e levado até ao final da correcção. O que é mais, a minha visão do grupo muda constantemente. Até mesmo se há apenas algumas pessoas no grupo, Se eu as vir como grandiosas, se eu as vir como não havendo mais ninguém no mundo, como se elas são a minha realidade, o grupo torna-se grandioso aos meus olhos. Tudo depende no quanto eu os valorizo, e do quão importante é para mim. É como para um filho, cujo pai é o melhor do mundo. Aqui a quantidade e a qualidade misturam-se.

Então eu avanço, e se eu me aproximar dos amigos, eu vejo o sistema superior neles, no qual eu me devo incorporar.

Tal como o Universo, com tudo incluído, o grupo inclui todos os mundos espirituais e novas almas se juntarão a ele o tempo todo, e isto é na realidade o mundo Infinito (Ein Sof). Todos os mundos são revelados nele como um sistema que nos conecta. Ao aproximarmo-nos uns dos outros, nós encolhemos e ‘dobramo-los’ para cima, até que eles se transformem no mundo do Infinito.

Assim, eu começo a ver os amigos e realidade diferentes. Agora eu identifico as oportunidades que me são dadas; eu começo a controlar-me e á realidade mantendo na direcção do mesmo objectivo. Eu ‘prendo-me’ a isto e anseio por tal conexão entre nós, que cria um desejo. Nele, de acordo com a nossa semelhança a ele, nós iremos descobrir uma força.

Então eu avanço, usando-me a mim mesmo, ao grupo, e em tudo o que nos rodeia por forma a atingir o objectivo. Eu não preciso de deixar o grupo; nele eu descubro tudo: os Cabalistas, as almas, o semblante (Partzufim), os mundos, tudo está ligado e incluído nele. Isto é o que a pessoa descobre de acordo com o seu avanço.

Pergunta: O que significa, o grupo ‘transmite’ na linha de frequência da doação e apenas eu, não estando corrigido agora, recebo outras frequências egoístas?

Resposta: Isso mesmo, agora nós ainda não estamos ligados á frequência da doação. Diz-se: Cada um julga de acordo com as suas próprias falhas. Isto refere-se a todos os meus sentidos; eles ainda não são reais e entretanto o desejo egoísta funciona neles e assim em vez da imagem correcta, eu distingo e sinto a ilusão turva deste mundo.

Ao corrigir os meus sentimentos, eu vou distinguir uma realidade diferente, mas de novo ela será percebida e estabilizada pelos meus cinco sentidos espirituais. Até ao final da correcção, também irá ser limitada pelos enquadramentos espirituais das cinco luminosidades (Sefirot), o semblante (Partzufim), e os mundos. No mundo espiritual, a percepção é também apenas na matéria e na forma ‘vestida’ de matéria. Parece-nos agora que o momento em que nós entramos na espiritualidade todas as partições cairão, mas não é assim. Também aí a pessoa alcança tudo no Kli, nos seus desejos limitados.

É verdade que ele alcança a conexão entre diferentes fenómenos que o preenchem, mas o conteúdo é também relativo. Mas quanto á percepção da verdade e de toda a realidade, será atingida apenas no final da correcção e isso nós não sabemos como é…

Da 1ª parte da Da Lição Diária Cabala em 18/10/2012, Escritos do Rabash