De Que Maneira O Ego É Bom?

Dr. Michael LaitmanPergunta: De que forma o ego é bom e como é possível usá-lo beneficamente?

Resposta: O ego é bom, porque é a única energia que existe em nós. É o que nos empurra para frente, nos eleva. Ao longo da evolução ele tem nos elevado constantemente do nível animal para o nível atual.

E hoje nós estamos no ponto onde realmente mudamos. Começamos a compreender que a forma anterior de ego que usávamos se esgotou. Nós não somos capazes de trabalhar mais com ele; deste modo ele nos mostra a crise atual.

Esta é a crise do ego anterior, quando nos o usávamos e parecia que estava tudo bem, tudo estava normal, e era possível continuar desta forma até o final. Mas, de repente, foi revelado que ele tinha se fechado, tinha nos englobado num único sistema, na interdependência completa.

E se nós estamos completamente dependentes uns dos outros, como podemos usar nosso ego? Aos poucos nos tornamos como uma família, onde todos são dependentes um do outro, e eu preciso usar o meu ego, calculando minha dependência dos outros. Isto significa que, desta forma, eu preciso usá-lo de forma diferente, ou seja, já de forma integral, de acordo com o ego dos outros.

Acontece que temos que começar a usar o ego geral que é compartilhado por nós: conectá-lo em conjunto e superá-lo, de modo que a nossa unidade, conexão e apoio serão maior do que o nosso ego pessoal, isto é, para que o nosso ego se torne mútuo, social e coletivo.

Isto significa que o nosso grupo precisa ter um objetivo comum, e nós precisamos alcançar este objetivo mútuo, cada um empurrando nessa direção com seu ego pessoal. Então, todo mundo vai estar pronto para um objetivo comum, uma conexão mútua, e no final nós vamos começar a medir o nosso sucesso conforme a nossa conexão. Isso é muito importante. Assim, o nosso ego não é anulado, mas é simplesmente utilizado conforme o modo que é revelado hoje para a humanidade, ou seja, de uma forma integral.

Da Lição Virtual 21/10/12

Comente