Ao Meu Comando, De Acordo Com O Meu Desejo

Educação integral não é uma espécie de colecção de regras, leis, condições e estados que tu aprendes, são testes em si, e com eles tu és criado. Infelizmente, nós não recebemos educação realmente em nenhum lado, uma vez que isso eleva o homem ao nível seguinte, e humanamente isso não tem o mesmo significado. Se fores para o serviço militar, lá eles ensinam-te acções instintivas, para reagir automaticamente e nada mais; o mesmo acontece a astronautas e outros.

Na educação integral entende-se que tu precisas mostrar á pessoa e ensina-la como extrair da forças da natureza, as forças que lhe permitirão ascender ao próximo nível, acima do nível de si próprio de hoje. Isto significa que hoje tu és um individualista egoísta, mas amanhã tu vais precisar transformar-te num componente altruísta de toda a natureza humana. Onde vamos conseguir obter essas forças?

Isto é o que a educação integral nos ensina: como extrair e transformar a força integral que é básica para a natureza, a partir de uma natureza para si mesmo; como é que tu podes atrai-lo de tal forma que te irá mudar, e então tu começas a entrar no sistema integral, “Ao meu comando, de acordo com o meu desejo”, e não em oposição ao meu desejo.

A grande força integral da natureza, que está na sua fundação, é a força da doação, força do amor, força de actividades partilhadas mutuamente, elas vão começar a influenciar-te. Tu, repentinamente, começas a mudar e irás naturalmente ansiar por unidade com outros. De repente uma relação completamente diferente em tudo começará a aparecer em ti: As tuas opiniões irão mudar, o paradigma pelo qual vais começar a agir.

Isto quer dizer que a educação integral especificamente antecipa esta mudança na pessoa. É por isso que é completamente diferente de qualquer outra. Assim, nós sentimos sempre que no nosso mundo, essa educação nunca é encontrada. Há exercícios, coerções de algumas formas de acção instintiva, avisos, limites e recompensas, que por base não são diferentes de como treinamos os animais.

Educação integral é a única coisa que podemos dar a uma pessoa; nós chamamo-la “integral” porque esse é o objectivo. No entanto o princípio é “educação infantil” com a letra maiúscula quando a pessoa muda a si mesmo.

Ninguém consegue mudar uma pessoa, assim existe um sistema que indirectamente traz a pessoa a esta educação, “como forma de colar-se á felicidade”. Ele não se consegue mudar a si mesmo instintivamente: “Aqui é mau para mim, por isso eu fujo. Ali é bom, então eu vou correr para lá ”. É o chamado “como forma de colar-se á felicidade”? Não, “como forma de colar-se á felicidade” é quando, em qualquer situação ele é trazido á educação, ele deve compreender: “Eu preciso de mudar”, e então ele entra nesta educação

Da KabTV’s “Construindo o Ambiente Social,” 25/09/12

Comente