Os Antepassados Como Os Arquitetos Da Correção

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Arvut (Garantia Mútua)”: Portanto, o Criador não encontrou uma nação ou língua qualificada a receber a Torá, exceto os filhos de Abraão, Isaque e Jacó, cujo mérito ancestral refletiu sobre eles.

Os antepassados (ou Patriarcas) representam as três linhas que o desejo de receber adquire e que lhe permitam corrigir a si mesmo, atingir a meta, e tornar-se semelhante à Luz. Nós temos que usar constantemente o mesmo método que as três linhas, os três atributos de Abraão, Isaque e Jacó, fundaram no início.

Como nossos sábios disseram: “Os Patriarcas observaram toda a Torá, mesmo antes dela ser dada”.

As três linhas estão na fase KHB, no “primeiro terço da correção”, mesmo quando não há necessidade delas. Na verdade, elas são realizadas na fase HGT e ainda mais em NHY, ou seja, nos outros dois terços. Hoje, é hora da fase final da correção (NHY), quando o desejo de receber externo é satisfeito.

No conjunto, os antepassados simbolizam o período que precedeu os nossos dias. Agora, é a vez dos filhos, que somos nós. Nós temos que corrigir as três linhas por nós mesmos. Todo o resto do mundo é NHY, que será corrigido através do nosso trabalho sobre eles.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, essas fases são definidas como dois mil anos para cada fase, mas no geral, não devemos contar anos, mas sim graus. NHY não pode se corrigir. No entanto, quando os filhos (HGT) estão conectados aos antepassados (HBD), eles também podem corrigir as nações do mundo.

Isto significa que, devido à exaltação de suas almas, eles tiveram a capacidade de atingir todos os caminhos do Criador em relação à espiritualidade da Torá, que decorre da sua Dvekut (adesão), sem antes precisar da escada da parte prática da Torá, a qual eles não tinham nenhuma possibilidade de observar.

O nível dos antepassados inclui todas as três partes: HBD, HGT e NHY. Os antepassados também passaram pelos mesmos processos que ocorrem nos níveis seguintes. Portanto, nós podemos descobrir todo o processo até o fim da correção, todo o método, pelas dez Sefirot de HBD.

Os antepassados ainda não podem realizar isso na prática, mas podem planejar e organizar potencialmente o futuro sistema. Graças a sua altura espiritual, eles conseguiram preparar o terreno para o trabalho dos filhos, embora não na prática, mas em potencial, e isso já inclui todas as deficiências e os vasos que são posteriormente utilizados no método que eles descobriram.
No conjunto, os antepassados representam o sistema superior que é satisfeito dessa forma no pequeno desejo, no alvorecer de sua correção.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/06/12, “A Arvut (Garantia Mútua )”