O Que Acontecerá Com O Japão?

Dr. Michael LaitmanOpinião (Takeshi Fujimaki, ex-assessor do investidor bilionário George Soros): “O Japão provavelmente vai falir antes da Europa, o que poderia acontecer nos próximos cinco anos”, disse o presidente da Fujimaki Japão, uma empresa de investimentos de consultoria, em Tóquio, numa entrevista ontem [14 de junho]. Os japoneses devem manter os produtos em moeda estrangeira, tais como aqueles denominados em papel moeda: o franco Suíço, a Libra Esterlina, o Dólar australiano e canadense, disse Fujimaki.

“O governo japonês deveria dar o calote, então o iene poderia enfraquecer para 400-500 por dólar, e os rendimentos de referência dos títulos de 10 anos poderiam explodir  acima de 80 por cento, de acordo com Fujimaki. …

“Os empréstimos públicos do Japão, os maiores do mundo, vão inchar, para 245,6 por cento de sua produção econômica anual em 2014, acima dos 67,3 por cento em 1984, numa estimativa mostrada pelo Fundo Monetário Internacional mostra. …

“‘Não há caminho para sair da crise do Japão”, disse Fujimaki. “A única opção que resta para o Japão é o calote ou imprimir dinheiro até a hiper-inflação”.

Meu comentário: Existe uma maneira de sair da crise para todos os países e o mundo inteiro se entendermos sua causa – o hiperegoísmo dos administradores – se começarmos a transformar a comunidade mundial de antagonista em fraterna, e se começarmos a transferir a economia de consumo excessivo par o consumo razoável e realista, através de uma redução da infraestrutura. Caso contrário, a crise vai nos levar a isso, através da destruição de toda a infraestrutura.

Comente