Força E Fraqueza

Dr. Michael LaitmanPergunta: Após o salto ocorrido nos grupos, há certa confusão no ar. É como uma pessoa que ganhou o campeonato mundial e agora precisa se preparar para os Jogos Olímpicos.

Resposta: A pessoa experimenta certa descida, falta de motivação. Ela não percebe claramente o objetivo, ela não tem a mesma pressão com a qual trabalhou antes. De repente, tudo isso desapareceu.

Pergunta: Como eu posso manter este objetivo?

Resposta: Isso é o que significa a garantia mútua (Arvut)! É por isso que o grupo é necessário para manter todos! Ninguém consegue resistir a esta descida e ninguém consegue sair dela.

O grupo deve fornecer a subida para todos juntos. Afinal, você tem força para apoiar os outros, mas não tem força para sustentar a si mesmo; o grupo deve fazer isso.

Pergunta: Onde é que as pessoas encontraram forças para estudar Cabalá e organizar um centro de aprendizagem?

Resposta: Elas não trabalharam pela unidade. Elas trabalharam na Cabalá egoisticamente. Isto não era a Cabalá, mas apenas conhecimento. Eles estudaram artigos, O Estudo das Dez Sefirot e outros materiais.

Quando você se depara com a necessidade de se unir, você desenvolve uma fraqueza, começa a sentir que isso é contra você, você não quer isso. Mas antes disso, não havia nenhuma fraqueza.

O desejo de saber mais, separar mais alguns artigos, algumas citações a mais e assim por diante, tudo isso é bom, e você se sente mais confiante. Assim, em princípio, as pessoas não avançam, mas acumulam conhecimento.

Hoje, nós já acumulamos conhecimento; nós fizemos tudo, realizamos a preparação simultaneamente em todo o mundo: o que resta é apenas a unidade!

De “Perguntas Gerais” 25/05/12