O Multiverso

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do Newsweek Magazine): “Os últimos desenvolvimentos em cosmologia apontam para a possibilidade de que o nosso universo é apenas um dentre bilhões.

“Na época Einstein, a possibilidade de que o nosso universo pudesse ter saído de forma diferente era um quebra cabeças que os físicos podiam ter cogitado por muito tempo depois do dia em que pesquisas mais séria fossem feitas. Mas, recentemente, a questão passou da periferia da física para a corrente principal.

“Ao invés de apenas imaginar que o nosso universo poderia ter propriedades diferentes, os defensores de três desenvolvimentos independentes sugerem agora que há outros universos, separados do nosso, a maioria feitos de diferentes tipos de partículas e governados por diferentes forças, preenchendo um cosmos incrivelmente vasto.

“O multiverso, como é chamado este vasto cosmos, é um dos conceitos mais polarizadores que tem surgido na física nas últimas décadas, inspirando discussões acaloradas entre aqueles que propõem que ele é a próxima fase em nossa compreensão da realidade, e há aqueles que afirmam que é um total absurdo, uma farsa nascida de teóricos que deixam suas imaginações correrem soltas.

“Notadamente, a análise matemática também revelou — e é aqui que entra o multiverso — que à medida que o espaço se expande o combustível cósmico se reabastece, e tão eficientemente que é praticamente impossível usar tudo. Isso significa que o Big Bang provavelmente não seria um evento único. Em vez disso, o combustível não seria apenas a potência da explosão que deu origem ao nosso reino em expansão, mas também o poder de inúmeras outras explosões, cada uma produzindo seu próprio universo separado em expansão. Assim, o nosso universo seria uma única bolha em expansão habitando um grande banho de espuma cósmica de universos: um multiverso.

“Através de anos de observações cuidadosas de galáxias distantes, as equipes coletaram dados sobre como a taxa de expansão do espaço mudou ao longo do tempo. E quando eles completaram a análise, todos quase cairam de suas cadeiras. Ambas as equipes descobriram que, longe de abrandar, a expansão do espaço se intensificou há cerca de 7 bilhões de anos e tem  acelerado desde então”.

Meu Comentário: A Cabalá diz que tudo é percebido em uma pessoa, em sua qualidade de receber, e que sentir um universo diferente significa aceitar as suas qualidades, de doação, ao invés da atual, de recepção. A Cabalá nos presenteia com esta oportunidade.

Comente