O Mundo Através Dos Óculos Da Garantia Mútua

Dr. Michael LaitmanPergunta: Você disse que a chave do sucesso são as concessões.

Resposta: Sim, a disposição para conceder é uma das condições necessárias. Aprender sobre a garantia mútua deve ser um processo gradual. Primeiro de tudo, precisamos estudar a psicologia humana e a psicologia das relações entre os dois amigos, cônjuges, pais e filhos, vizinhos e parentes (por exemplo, com as sogras ou pessoas com as quais os conflitos são possíveis), e depois devemos prosseguir com o estudo das relações em um ambiente de trabalho, com nossa nação, e o mundo inteiro.

Em outras palavras, a partir de sensações próximas e compreensíveis que qualquer um pode experimentar, e pelo desenvolvimento da capacidade de percepção, habilidade e perspicácia de sentir-se dentro das pessoas, temos que gradualmente levá-las a trabalhar com círculos mais amplos da sociedade. Como consequência, nós vamos ser capazes de compreender que os países, parlamentos e governantes podem se unir.

Imaginemos essas estruturas e a forma como isto pode ser realizado. Quando nos tornamos envolvidos neste estudo, começamos a entender que mudanças precisam acontecer no mundo.

Vemos que todos os líderes de hoje não são capazes de resolver nada, pois eles não foram educados no espírito da garantia mútua e não têm o conhecimento dos sistemas integrados. Eles não olham para o mundo através dos “óculos” da garantia mútua. Eles precisam obter a percepção, consciência e compreensão de como conseguir isso, como conectar um com o outro, até o ponto de alcançar o amor. Obviamente, a disposição de fazer concessões mútuas é necessária neste processo.

Isso não significa que eu conduza negociações comerciais com você e, ao mesmo tempo, formalize um contrato em que inicialmente inclua cláusulas que me permitam sair futuramente a fim de enganar você. Nós construímos relacionamentos honestos desde o início. Desde o primeiro item de qualquer acordo é claro para nós que não podemos violá-lo. Não podemos fugir um do outro.

Conclui-se que todos os problemas, em todos os níveis, são problemas de formação. A garantia mútua é a rede de conexão entre nós que nos amarra um ao outro em todo o mundo. Ela foi revelada agora, em nosso tempo. Algumas décadas atrás, na década de 60, os fundadores do Clube de Roma começaram a escrever sobre isto. No início do século XX, cientistas começaram a falar sobre o fato de que estamos todos interligados através do que eles chamavam de noosfera. Desde então e até hoje todos os tipos de pesquisa estão sendo conduzidos nesta área.

O sistema da garantia mútua tornou-se revelado, e ele nos une, não nos permitindo fugir um do outro. Ao querer violá-lo, podemos desencadear guerras terríveis, mas daí o sofrimento ainda nos obrigará a chegar a esta forma de conexão, concessões, garantia e amor mútuos.

Alguém poderia alegar dizendo que a humanidade já pensou nisso. Quinhentos anos atrás, vários utopistas escreveram sobre isso, depois os comunistas, Kibbutzniks e outros. Tudo isso é verdade, e nós só precisamos entender que nunca antes na história esta fora uma condição obrigatória do nosso desenvolvimento. Havia indivíduos que viram que isso era necessário para a humanidade e que, em última análise, a humanidade chegaria a esse ponto. Thomas Mann entendeu isso, e depois os comunistas na Rússia e em outros países, mas todos eles eram indivíduos isolados que nunca foram seguidos pelas pessoas. Eles previam muitos anos à frente, e parecia-lhes que eles poderiam implementá-la imediatamente.

Nós estamos começando a falar sobre isso hoje porque a crise abrangente nos mostra exatamente o que nos falta: a garantia mútua. Em outras palavras, isso está acontecendo não porque nós queríamos que isso acontecesse, mas porque é necessário para o nosso desenvolvimento e a natureza está nos forçando a isto.

De KabTV “Uma Nova Vida” Episódio 5, 05/01/12