Uma Carta Sem Destinatário

Dr. Michael LaitmanPergunta: Nós temos que chegar a uma deficiência pelo desejo de doar na convenção de Arava…

Resposta: Nós não precisamos de nada além disso. Parece que isso é apenas a metade do caminho, mas, na verdade, é a metade da moeda. A outra metade é fornecida pelo Superior. É suficiente que nós desejemos nos unir de modo a atingir a doação mútua, a fim de doar ao Criador.

Nós chamamos isso de “necessidade da deficiência”. Porém, nós ainda não sentimos o desejo de alcançar a união, de modo que possamos doar ao Criador. Portanto, vamos construir uma deficiência composta por uma dupla satisfação. Não temos a intenção de nos contentar com a necessidade de uma deficiência, de modo a sentir essa deficiência durante a próxima convenção.
A necessidade de conexão nos levará à doação no grupo. E há outra necessidade: doar ao Criador. Ambas se relacionam com a mesma intenção.

Pergunta: Nós temos que ansiar pela perfeição e isso vai nos fornecer o desejo correto. Como podemos ter certeza de que a imagem de perfeição não esconde de nós a necessidade de uma deficiência?

Resposta: Nós queremos atingir o desejo de doar, a fim de nos unir. Assim, nós podemos levar adiante nosso desejo de doar ao Criador e alcançar a adesão com Ele. De uma forma ou de outra, tudo é vestido num “espeto”, sobre numa linha. Você não deve tecer qualquer diferença aqui. Pense um pouco nisso e você verá que não há problema aqui.

Se você menciona a palavra “doação”, você continua traçando a linha em direção ao Criador, sem parar no caminho. A doação requer conexão com os amigos, porque só isso evocará a Luz que reforma que trará o atributo de doação. Por que todos nós precisamos desse atributo? Nós precisamos dele para ter uma boa vida animal? Não. É para atingir a doação ao Criador. Por que precisamos doar ao Criador? Talvez Ele não precise disso? Não, Ele não tem essa deficiência. Nossa meta é alcançar a adesão com Ele porque assim nós damos alegria a Ele. Nós agradamos o Criador não por doar, mas sim por aderir.

Pergunta: Como podemos amarrar a necessidade por uma deficiência com a necessidade por adesão?

Resposta: Nós precisamos da influência da Luz Circundante para que possamos entender que a doação é a solução para todos os problemas. Ela nos traz tudo que queremos alcançar. Eu quero desejar me conectar e é isso o que eu peço ao Criador, à Luz que Reforma. Mas, para quê?

Eu quero desejar me conectar para alcançar a adesão com o Criador. Essa adesão é parte do meu caminho, parte do cálculo. Portanto, o pedido não pode ser inteiro se os três elementos não estiverem soldados nele: Israel, a Torá e o Criador. Essa á a natureza dos nossos desejos, e nós só precisamos entendê-la. Então, você verá: você precisa adicionar o Criador ao seu apelo. Caso contrário, não há razão para se conectar em nosso mundo. Você não quer isso, você não vem estudar Cabalá para se conectar com os outros em protestos sociais.

Portanto, quando você descobre plenamente o seu desejo, você alcança a fórmula: “Israel, a Torá e o Criador são um”. Apenas parte da sentença, parte do esclarecimento, não é suficiente. Quando saímos para o deserto, não podemos cortar o nosso pedido no meio da frase. Se o pedido for inteiro, ele deve terminar com a palavra sobre o Criador, pois é Dele que você obtém o poder de realizar mudanças, o poder da razão, consciência e compreensão. Tudo vem somente dessa fonte. Portanto, os nossos pedidos devem terminar com ela.

Caso contrário, é como enviar uma carta sem destinatário. Se você fizer isso, não importa o que escreva, você claramente não obtém resposta e a carta ficará perdida no meio do caminho.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 14/02/12, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot