Prontidão Para Amar

Dr. Michael Laitman“Mandamento” na linguagem da Cabalá significa correção do desejo criado pelo Criador. O desejo se desenvolve com a ajuda da Luz que o influencia durante as quatro fases de expansão da Luz. No final, o desejo “infla” até um tamanho enorme e obtém tudo o que a Luz está disposta a dar a ele: amor, realização e abundância.

No início, o desejo era pequeno como uma gota de sêmen. Então, com a ajuda do amor ele é “inflado” até uma bola enorme. Então, em algum momento, quando o desejo sente o amor, de repente ele começa a perceber que sua própria natureza é oposta ao amor. Então, ele imediatamente fica “esvaziado” e retorna ao ponto de partida.

O que acontece com o amor sentido pelo desejo? Ele se transforma em ansiedade e medo, isto é, em seu próprio mundo limitado. O desejo não pode lidar com o que recebeu da raiz através das quatro fases de expansão da Luz e, portanto, restringe-se.

Ele se esforça para lidar com a situação, obter equivalência e mesclar-se com a sensação anterior. Afinal, essa sensação é, de fato, a realização e revelação do Criador e Sua Essência. Assim, o desejo tenta “se inflar” novamente e tornar-se semelhante a Ele cada vez mais. Primeiro, ele realiza a correção nos cinco Partzufim do mundo de Adam Kadmon (AK); mais tarde, ele prossegue com NHY de AK, a fim de obter a Luz de Hassadim (Misericórdia) no mundo de Nekudim, o lugar do mundo de Atzilut.

Em seguida, ele se torna incapaz de continuar este processo, e a quebra ocorre: o desejo começa a perceber que suas propriedades não lhe permitirão alcançar o amor perfeito. No entanto, por outro lado, o desejo adquire determinada sensação e compreensão, e constrói os mundos de Atzilut (A) e BYA.

Assim, nós alcançarmos a relação que costumávamos ter no mundo do Infinito. Em outras palavras, alcançamos o amor. É para isso que nós nos esforçamos, constantemente verificando e medindo o nível do amor que conseguimos atingir.

É por isso que o Criador criou o grupo: eu tenho amigos, tenho alguém para amar. “Pratique com seus amigos e verifique os resultados que você recebeu”, ele diz. “Quando vocês alcançarem uma conexão correta entre vocês, eu Me revelarei dentro de vocês”.

O Criador quebrou o vaso coletivo, e hoje nós somos um grupo quebrado. Ao fazer isso, Ele nos deu a chance de sentir e revelá-Lo através da correção que realizamos entre nós. De nossa parte, a nossa prontidão para amar é chamada de “vaso”, e da parte Dele, Sua prontidão para amar é chamada “Luz”. No final, eles se encontram: o nosso vaso corrigido é a “divina Shechiná“, a “assembléia de Israel”, e o Criador se estabelece nela.

Da 4ª parte da Lição Diária da Cabalá 09/02/12, “Introdução ao TES