A Dinâmica Do Desenvolvimento Da Humanidade

Dr. Michael LaitmanNós vemos as leis estudando a psicologia humana e o lugar da pessoa na imagem comum dos níveis inanimado, vegetal e animal da natureza; vemos as leis e devemos avançar de acordo com elas. Nós somos parte da natureza, o resultado de seu desenvolvimento. Nós não estamos fora dela.

A psicologia é a ciência do comportamento humano e é também uma parte das leis da natureza. É uma parte muito importante da natureza, mesmo que exista há pouco mais de cem anos. Mas é verdade que apenas cem nos atrás é que começamos a sentir que temos uma capacidade de evoluir de uma forma especial, indivídual e consciente, com a compreensão de onde eu vim, quem eu sou, e como eu trato os outros e por quê.

Até então apenas romances falavam do comportamento de uma pessoa. Mas, cem anos atrás, basicamente não muito tempo atrás, nós começamos a estudar porque a pessoa se comporta de uma determinada maneira e de onde vem esse comportamento. Isso se refere ao estudo das leis que dizem respeito às pessoas. É por isso que a psicologia é muito importante. Ela me ajuda a entender: quem eu sou, quem são os outros, e como eu posso construir uma vida feliz entre nós.

Se somos uma família vivendo num quarto chamado Terra, e dependemos uns dos outros, então não temos outra escolha; nós devemos chegar a um acordo. E a psicologia nos ajuda a alcançar a paz na família. Isto é referido como observar as leis da natureza.

Além disso, existem leis no nível inanimado da natureza, estudadas pela física, leis da natureza vegetal estudadas pela biologia e botânica, e há a natureza animal estudada pela zoologia. Todas estas são leis do comportamento da natureza nos níveis inanimado, vegetal e animal, o comportamento das partículas elementares, moléculas, células e organismos, a sua interação, etc.

O comportamento de uma pessoa nós estudamos na psicologia, a ciência da natureza humana. E a natureza exige de nós de acordo com o nosso desenvolvimento. Quando olhamos para o crescimento das crianças, sabemos como elas supostamente se desenvolvem a cada ano. O que está se desenvolvendo nelas? É a sua natureza. Nós sabemos o que uma criança deveria ser capaz de fazer com a idade de um, dois, três anos, etc. Cada ano, uma pessoa passa pelo desenvolvimento do seu entendimento, compreensão, comportamento, e se desenvolve física, fisiológica, psicológica e mentalmente. Isto é referido como a lei do desenvolvimento da natureza.

É uma lei porque nós podemos dizer que uma criança de dois anos de idade deve ter certo peso, altura, e certas habilidades. Os números são diferentes para uma criança de três anos de idade. Como sabemos que ela vai ser aos três? Nós estamos familiarizados com a lei do desenvolvimento, a dinâmica, ou seja, o processo. Essa é a chamada lei da natureza. Não há nada que possamos fazer diferente aqui, pois este desenvolvimento é inserido no interior da pessoa.

Nós estudamos as leis da natureza; somos parte da natureza. Há certo motor dentro de nós que nos desenvolve; ele desenvolve todas as pessoas ao longo dos setenta anos de sua vida e todos nós durante todo o curso da história. Agora, à medida que olhamos para trás, podemos analisar porque desenvolvemos da forma que o fizemos de ano para ano, de uma época para outra, e podemos identificar a força motriz do nosso desenvolvimento e o que estava acontecendo.

Pode haver uma avaliação completa sobre a história da humanidade. Não apenas sobre o que aconteceu e quando, mas por que isso aconteceu, o que fez isso acontecer. A humanidade é como uma criança que se desenvolve de acordo com certas leis. Quando um animal tem um filhote, eu sei como o filhote deve se desenvolver. E se eu não sei, eu o levo a um especialista que sabe, um veterinário. Tudo isto é referido como o conhecimento das leis da natureza. E a sociedade humana tem as mesmas leis, chamadas de sociologia. Tudo se submete às leis. Nós simplesmente não as conhecemos nem as entendemos muito bem, porque são ciências muito jovens. Mas, na medida do nosso conhecimento, vemos que tudo se submete a leis rigorosas que existem em toda parte.

Há um desenvolvimento social interno introduzido na espécie humana. Seus dados internos determinam como ela irá se desenvolver, como vai construir sua sociedade, construir-se. E o tempo, que afeta os dados internos, desenvolve-nos de certa maneira. Quando uma criança recebe alimentação e cuidados, ela se desenvolve anualmente. É a comida que a desenvolve? Não, a comida é apenas alimento que ajuda a desenvolver os genes internos, que desenvolve uma criança numa pessoa.

Nada acidental acontece durante o desenvolvimento de uma criança a partir da gota inicial de sêmen. Nós sabemos de antemão que esta gota de sêmen vai se transformar num corpo que vai nascer e se tornar uma pessoa. Tudo isso sai dos genes informacionais (Reshimot), certos dados introduzidos dentro dela, que se desenvolvem através de uma alimentação externa. Tudo isso acontece de acordo com as leis. E nós vemos o mesmo ocorrendo no desenvolvimento da sociedade humana.

De KabTV, “Uma Nova Vida” Episódio 1, 27/12/11