Roubini Em Davos

Dr. Michael LaitmanOpinião (Nouriel Roubini, economista americano, co-fundador e presidente da Roubini Global Economics LLC): “A agitação social, diz Roubini, está ligada diretamente à incerteza econômica.

“O que está conectando a todos no mundo atual, continua Roubini, é a insegurança econômica e financeira, o aumento de renda e a desigualdade de riqueza, os desafios da pobreza, e os feitos da crise financeira.

“Além disso, loucuras sobre o ônus da dívida estão causando cortes de orçamento – o que, na Europa, pelo menos, estão fazendo a recessão piorar.

“225 milhões de pessoas no mundo estão desempregadas; 1 em cada 3 pessoas no planeta são pobres ou desempregadas; 1% das famílias do mundo possuem 40% da riqueza; salários, em termos de percentagem do PIB, estão baixos como nunca; os lucros das empresas, em termos de percentagem do PIB, estão mais altos do que nunca; as políticas atuais vão levar a explosões.

“Nós estamos num” círculo vicioso” … austeridade fiscal para resolver o problema da dívida é tornar tudo pior.

“Então, como podemos corrigir isso? Mais sindicalização, mais poder para o trabalhador, mais investimento na educação, mais investimento no ‘capital humano’; mais investimento em infra-estrutura, menos austeridade, mais investimento em crescimento (Europa); redistribuição do poder na sociedade – poder para as pessoas que trabalham; lidar com a enorme desigualdade entre os salários com tributação dos Diretores e dos empregado, e ser corajosos com a regulação financeira”.

Meu comentário: Se isto não for implementado com base na educação integral, nenhum bom plano será realizado. Afinal, eles consistem em itens da “garantia mútua universal “, que é impossível sem a mudança na consciência do novo mundo unido.