Derramando A Luz Para O Mundo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Eu li o livro O Cabalista, que, entre outras coisas, fala sobre como o Baal HaSulam tentou entrar em contato o mundo. Ele disse tudo às pessoas, mas elas não ouviram. Por que o mundo deve nos ouvir hoje?

Resposta: Baal HaSulam viveu no início da era atual e realmente queria acelerar o tempo. Antes da Segunda Guerra Mundial, ele tentou mandar 300 famílias judias da Polônia para Israel. Ele queria criar um grupo especial em Jerusalém, cujos membros trabalhariam numa pequena fábrica, a fim de ganhar a vida e estar juntos todo o tempo, conectados o tempo todo. Ele queria unir o povo com seu jornal “A Nação”. Ele voltou para a Polônia quando a revolta dos trabalhadores começou, na esperança de dirigi-los para a união…

Baal HaSulam viu que o próximo nível, o próximo estado, é a união global. Não existem níveis intermediários. Nós temos que subir daqui direto para conexão. Mas em sua época não havia as condições ideais para isso. As pessoas ridicularizaram a União Soviética, onde uma nova sociedade foi formada pela opressão. Como um todo, o mundo avançou à maneira americana, para a realização do “sonho americano”, e era impossível falar da correção conforme o método da Cabalá.

No entanto, hoje as coisas mudaram. Eu gostaria de enfatizar que não estamos falando de nossas realizações. Pelo contrário, nós somos pequenos em comparação com todos os grupos que nos precederam. No entanto, considerando o estado do mundo, nós devemos ter êxito. Afinal de contas, hoje o mundo está impotente diante de todos os problemas emergentes. O mundo nunca esteve nesta situação, que parece um beco sem saída. Agora está claro que nós estamos afundando numa crise econômica total e não podemos fazer nada sobre isso. Não há nada a esperar e não há saída.

É por isso que o método para a correção está sendo revelado agora. Ele se dirige ao mundo sem convocá-lo a doar ao Criador, mas através da mensagem da garantia mútua, que está sendo revelada de forma muito clara por parte da própria natureza. Todos percebem isso, mas eles não sabem como chegar à compatibilidade com o Criador; eles não sabem que é através da equivalência de forma com Ele que podemos ter toda a abundância no mundo material.

Nós estamos trabalhando juntos no nosso nível, aspirando que a força superior seja revelada no ponto de união entre nós. Para nós a garantia mútua é a unificação no nível superior, espiritual, de Galgalta Eynaim (GE), graças ao qual nós, Israel, derramaremos a Luz superior para o mundo. Na verdade, toda a humanidade é um único sistema, e, portanto, se a Luz estiver em nós, ela certamente fluirá para os outros.

É exatamente para isso que serve a nossa convenção: nós atraimos a Luz da Fonte de modo que ela seja revelada entre nós. Em seguida, após a convenção nós vamos ver grandes mudanças no mundo. As pessoas vão sentir uma força especial: “Talvez possamos nos conectar depois de tudo?”. De repente, esta será a solução real para elas. Não há necessidade de “fugir”, não há necessidade de dividir o mercado comum e as relações internacionais. Pelo contrário, com a ajuda de todas as instituições atuais, nós temos que mudar a abordagem e aspirar à união e não à qualquer outra coisa.

Os mecanismos anteriores estão sendo destruídos e nós temos que fornecer a todos um padrão mínimo de vida razoável e uma sensação de segurança. Todos devem receber a necessidades básicas. A humanidade que se sente tão impotente agora deveria adotar essa abordagem. Os países desenvolvidos estão num estado de declínio econômico, industrial e financeiro.

De acordo com o que está escrito nos livros Cabalísticos, hoje, considerando o nosso investimento nas necessidades do mundo, nós temos uma boa chance de revelar a força superior, a fim de corrigir a nós mesmos. Nós só temos que usar nossas intenções, tanto quanto pudermos.

Obviamente, nós somos todos egoístas, e cada um de nós pensa no seu próprio bem-estar. Mesmo no grupo, cada um olha para o seu ganho e não para a doação ao Criador. Se tivermos sorte, podemos nos lembrar Dele ocasionalmente. Mas isso não importa. Todos os nossos esforços são acompanhados de um desejo egoísta de “Lo Lishma ” (não em Seu Name), e não nos é exigido fazer mais, assim como bebês. Nós tentamos, nós realmente fazemos grandes esforços, e assim a convenção pode realmente nos unir.

Então, nós seremos capazes de revelar a força superior pela primeira vez, a fim de corrigir a nós mesmos e passar a correção para o mundo inteiro. Todos os sinais e os escritos Cabalísticos indicam que isso é possível, e nós simplesmente não temos dúvida disso.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 01/12/11, “A Essência da Religião e Seu Propósito”