O Orgulho Que Faz A Pessoa Bater Com A Cabeça Na Parede

Dr. Michael LaitmanPergunta: Nós vemos exemplos terríveis de ódio e hostilidade na história. Que tipo de ódio  nós temos que revelar a fim de nos unir acima dele e subir ao mundo espiritual?

Resposta: Nós não podemos avaliar o passado com suas catástrofes terríveis e guerras fratricidas. Os judeus lutaram entre si muito mais que com os romanos ou gregos, que os atacaram. É assim que ocorre a análise da quebra. O bem e o mal se fundem, os desejos se misturam com as intenções e todas as catástrofes e problemas acontecem na terra apenas para esclarecer tudo isso.

Isso faz parte da correção, embora vejamos quanto sangue foi derramado e quantas pessoas foram mortas ao longo da história da humanidade: bilhões! Guerras têm sido travadas constantemente em todos os lugares, pessoas têm infligido danos terríveis umas às outras! Mesmo agora, diariamente, disputas e argumentos constantes acontecem em todo o mundo, e tudo isso é o esclarecimento do desejo de receber prazer, que deve se revelar e chegar à conclusão que precisa de correção.

Como resultado, ele descobre que precisa corrigir a si mesmo e se tornar um único desejo comum. E quando ele compreende que é incapaz de fazer isso com sua próprias forças, ele começa a pensar: que tipo de força pode me ajudar com isso?

Num primeiro momento, a pessoa, por ingenuidade, tenta corrigir tudo com suas próprias forças, e isso leva muito esforço e tempo. Independentemente do quanto lhe seja explicado que não é ela quem faz as correções, isso não ajuda. A pessoa tem que se desesperar e  bater com a cabeça na parede mil vezes para finalmente dizer: “Ah! Agora eu entendo que sou incapaz de fazer isso sozinha! Eu preciso de uma força externa, o Criador, a Luz que Corrige!”.

Agora a pessoa entende e sente interiormente, no desejo que ela esclareceu após bater a cabeça dez vezes contra a parede, que a redenção só virá de fora. Então, ela começa a trabalhar neste sentido e buscar a Luz da Correção.

Mas primeiro ela procura a Luz sozinha, batendo a cabeça dez vezes mais, até que, de repente, percebe que a Luz é revelada somente na conexão com os outros.

Nós temos que passar por tudo isso. Não há nada que nós possamos fazer em relação a isso.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/11/11, O Zohar

Comente